Lectio Divina – Jo 20,18 – Por Pe. Wellington Cristiano

>
>
Lectio Divina – Jo 20,18 – Por Pe. Wellington Cristiano

Lectio (leitura)

Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” e contou o que Jesus lhe tinha dito (Jo 20,18).

Meditatio (meditação)

No primeiro dia da semana, Madalena foi ao túmulo de Jesus e viu que a pedra havia sido removida. A escuridão ainda lhe envolvia a mente e o coração. Por isso, Maria não conseguiu reconhecer imediatamente a presença do Senhor. Pensava ser o jardineiro. O Ressuscitado vem ao encontro de Madalena para abrir-lhe o olhar e comunicar a salvação. Com os olhos abertos pelo Senhor, Maria Madalena reconhece Jesus através da experiência amorosa do encontro. Ela compreende que o Senhor não deve ser buscado entre os mortos, mas na viva realidade. Desta experiência nasce o desejo de anunciar o Ressuscitado. Como no novo Éden, Cristo restaura a humanidade decaída e traz nova vida ao nosso jardim. Sua ressurreição é sinal de esperança para todos.

Oratio (oração)

Senhor Jesus, peço-vos apenas uma coisa: Que eu veja! (Mc 10,51). Curai as minhas cegueiras, dissipai as trevas de minha vida, para que eu possa ver e contemplar a alegria da vossa ressurreição.

Contemplatio (contemplação)

Como místicos de olhos abertos, fixos em Jesus, contemplemos os sinais de ressurreição que o Senhor nos revela em nossas vidas.

Missio (missão)

No relato da aparição do Ressuscitado a Madalena, encontramos a tríplice dimensão das narrativas de aparições: a iniciativa do Ressuscitado (é Jesus quem se mostra e aparece); o reconhecimento de Jesus de Nazaré naquele que ressuscitou; e a missão que brota do encontro com o Senhor. Maria Madalena, no encontro com Jesus, torna-se a apóstola dos apóstolos, pois Cristo confiou a ela a missão de avisar todos sobre sua ressurreição. Como Madalena, somos também nós enviados por Cristo a sermos testemunhas de seu mistério pascal. Cabe a nós anunciar: “Eu vi o Senhor” (Jo 20,18).

Por Pe. Wellington Cristiano da Silva

Artigo publicado na edição nº 211 do Jornal da Arquidiocese

Abril de 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA