Arquidiocese de Florianópolis adere ao Programa ReÓleo

>
>
Arquidiocese de Florianópolis adere ao Programa ReÓleo
DSC_6091
Luiz Antonio de Moura (diretor do Programa ReÓleo), Taís Chesini (Programa ReÓleo), Pe. Revelino Seidler (Coordenação Arquidiocesana de Pastoral) e Luciano Leite (Técnico em projetos sociais da Ação Social Arquidiocesana)

Em março, a equipe do programa ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), reuniu-se na Cúria Metropolitana, para apresentar o Programa ReÓleo. Participaram, a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese; o coordenador arquidiocesano de pastoral, Pe. Revelino Seidler e o técnico em projetos da Ação Social Arquidiocesana (ASA). Da ACIF estavam o diretor do Programa ReÓleo, Luiz Antonio Falcão de Moura e Taís Chesini.

Após esta primeira apresentação, a equipe do ReÓleo esteve em outras reuniões com padres da Arquidiocese. E assim, gradativamente está sendo firmada a parceria com a ACIF neste programa para tornar as paróquias da região em Pontos de Entrega Voluntários (PEVs).

A parceria dissemina a cultura de captação de óleo utilizado, e prejudicial ao meio ambiente. E  reforça a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que busca chamar a atenção para o tema do saneamento básico no Brasil e sua importância para promover a qualidade de vida da população.

PEVNo momento, as paróquias estão realizando seu cadastramento no Programa e em breve estarão aptas a receberem os recipientes com óleo para posterior reciclagem. A arquidiocese conta com 71 paróquias espalhadas em 30 municípios catarinenses: Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Balneário Camboriú, Biguaçu, Bombinhas, Botuverá, Brusque, Camboriú, Canelinha, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Guabiruba, Itajaí, Itapema, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Porto Belo, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara, Tijucas.

20120807 - REÓLEO | Processo de coleta da Ambiental Santos
20120807 – REÓLEO | Processo de coleta da Ambiental Santos

 

O programa ReÓleo

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), por meio da Câmara da Mulher Empresária, implantou o ReÓleo, um programa de coleta e reciclagem do óleo de cozinha. Desde 1998, o programa já evitou o descarte inadequado de mais de três milhões de litros de óleo de cozinha usados, deixando de emitir mais de 35 mil toneladas de CO2 no meio ambiente.

 Entre os principais efeitos danosos do óleo vegetal descartado inadequadamente no meio ambiente, está a formação de uma película superficial que dificulta a troca gasosa entre o ar e a água, o que provoca a morte de plantas e animais aquáticos, além da impermeabilização das raízes das plantas impedindo a absorção de nutrientes por elas.

Atualmente, o Programa ReÓleo envolve mais de 1.300 estabelecimentos da região, além de mais de 250 Pontos de Entrega Voluntários (PEVs) – entre eles: escolas, postos de gasolina, supermercados e a coleta em condomínios residenciais. Mensalmente, são coletados cerca de 30 mil litros de óleo.

 

Saiba Mais:

Programa ReÓleo
Endereço: Rua Emilio Blum, 121
Centro, Florianópolis – SC
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3084-9458

Colaboração: Acif – Programa ReÓleo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA