^BF5A7075A2E72938055647C39432A24BCA0C6D2B690364F4E5^pimgpsh_fullsize_distrEscolhida como uma das prioridades do Plano Pastoral 2012/2022, a Iniciação à Vida Cristã (IVC) ganha novo destaque na ação evangelizadora da Arquidiocese de Florianópolis. Durante os próximos anos, o objetivo é que a IVC não seja vista simplesmente como uma catequese ocasional, em vista apenas dos Sacramentos, mas como um itinerário de fé permanente.

Na prática, uma série de ações programadas estão em desenvolvimento, começando pelas foranias e indo ao encontro das paróquias. “Primeiro é necessário que se tenha um entendimento da Iniciação a Vida Cristã, para depois dar outros passos”, explica Irmã Marlene Bertoldi, coordenadora da Animação Bíblico Catequética (SABC).

O projeto de implantação da IVC na Arquidiocese inicia com o processo de formação e aprofundamento sobre o tema, utilizando-se de subsídios disponibilizados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Documento Iniciação à Vida Cristã – Um processo de Inspiração Catecumenal nº 97, Itinerário Catequético, além de materiais produzidos pela equipe arquidiocesana da catequese. “Muitas paróquias já adquiriram o itinerário catequético que tem sido estudado por lideranças e catequistas”, reforça Irmã Marlene.

Assume um caráter de urgência a formação dos catequistas e dos pais e padrinhos no caminho da Iniciação à Vida Cristã. O acompanhamento de crismandos e adultos, para fortalecer o crescimento da fé, estão entre as próximas fases do plano. Com isso, pretende-se ter uma proximidade dos fiéis, abrangendo sua caminhada na Igreja nas diversas etapas da vida.

Encontros formativos

A Escola Catequética de Multiplicadores (ECAM) também tem contribuído com o processo formativo na implantação da IVC nas paróquias. Atualmente cerca de 300 catequistas participam dos encontros mensais, que tem duração de 03 anos, de forma rotativa.

O tema da IVC também será pauta no Mutirão Arquidiocesano de Formação, nos dias 27 e 28 de junho. O evento é aberto para leigos e lideranças paroquiais e acontece no Centro de Evangelização Angelino Rosa (CEAR), em Governador Celso Ramos. Mais informações pelos e-mails [email protected] e [email protected].

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*