O Advento prepara nosso coração para acolher o Deus Menino que vem nascer entre nós. Portanto, é um tempo de alegre expectativa e comemoração pela vinda de Jesus de Nazaré.

O tempo do Natal enche nosso coração de Caridade e nos torna uma única família, quando nos encontramos ao redor da Palavra e do Pão, e nos envia ao mundo para sermos testemunhas da ação de Deus em meio da comunidade.

Em nossas comunidades, cada vez mais urbanas, precisamos encontrar novos modos e meios de anunciar Jesus de Nazaré, para que seu Reino de amor, paz e justiça  aconteça em toda a parte.

Neste sentido, propomos um caminho missionário baseado nos quatro pilares das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2019-2023): Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária.

Com estes pilares se constrói a CASA, Comunidade Eclesial Missionária, lugar privilegiado do encontro com Jesus e com os irmãos e irmãs. Lugar de escuta da Palavra, da partilha do Pão, da Caridade, amor mútuo e lugar privilegiado da Missão.

A imagem da casa nos faz lembrar a manjedoura onde Jesus nasceu. Em muitas comunidades, casas de famílias, na época de Natal, os pais incentivavam os filhos a preparar o ambiente, porque o Menino Jesus viria visitá-los. Ia também deixar alguns presentinhos. E a casa se enchia de sons e de alegria. E assim acontecia o verdadeiro sentido do Natal.

Os textos que serão trabalhados nos quatro encontros do livreto Advento/Natal, não serão os da liturgia do Advento como de costume. Os textos estão relacionados com os quatro pilares, que constroem a casa, Comunidades Eclesiais Missionárias, chão de vida da ação evangelizadora dos GBF.

1º ENCONTRO – PALAVRA: Viver a experiência do anúncio da Boa Notícia e, movidos pela fé em Jesus de Nazaré, viver o caminho para a santidade.

2º ENCONTRO – PÃO: viver a experiência do encontro do Deus que vem, e se faz partilha, alimento que sustenta nossa fé e nossa vida com a mesa da Palavra e do Pão eucarístico.

3º ENCONTRO – CARIDADE: Amor incondicional de Deus, que nos motiva viver o amor-serviço, na justiça e na solidariedade com os que mais sofrem.

4º ENCONTRO – AÇÃO MISSIONÁRIA:  Testemunhar o amor de Deus que se faz humano, veio habitar entre nós. É preciso anunciar sua presença em nosso meio!

Nossa missão no Advento é preparar a nossa manjedoura, e fazer com que cada coração, cada família, e cada comunidade se tornem uma casa para o Deus menino entrar e morar.

Com os pés firmes em nossa realidade e sustentados pela esperança e fé no Deus da vida, anunciaremos o Missionário do Pai, Jesus de Nazaré.

Que a Palavra de Deus seja lâmpada para nossos pés, e a estrela de Belém luz para nossos caminhos! Animadores e animadoras, obrigada por sua valiosa colaboração e bom trabalho!

 

Por: Coordenação GBF – Arquidiocese de Florianópolis

 

Leia a versão digital do Livreto:

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*