O Dia Nacional da Juventude (DNJ) é celebrado pela Igreja no Brasil, desde 1985, com organização inicial liderada pela Pastoral da Juventude, alcançando posteriormente em 2011, todas as expressões juvenis. Nesse ano ao celebrar 30 anos deste evento, o primeiro tema foi retomado “Juventude construindo uma nova sociedade”, já que vivemos grandes transformações no mundo atual.

Cada vez mais surgem desafios para os cristãos que estão em busca constante por uma sociedade mais fraterna e digna para todos. A Igreja procura sempre fazer uma opção preferencial pelos pobres, não buscando exclusivamente desenvolver programas de assistência social, mas chegando à pobreza espiritual que leva muitos ao desânimo.

Mesmo vivendo 2000 anos após Jesus, muitas situações em nosso dia-a-dia são semelhantes com as que Ele e seus discípulos vivenciaram, onde muitos se fazem indiferentes, mas outros muitos se mostram próximos. Esse é o papel que devemos assumir, estender a mão aos necessitados, comprometendo-nos com eles.

dnj_cnbbO que nos têm afastado de boas ações é basicamente a cultura do bem estar. Isso explica os altos números de extermínios de jovens que temos no país, fruto de uma sociedade que usa o jovem e em seguida o elimina, porque já não serve mais. Estando de frente com esta realidade de escuridão, o Papa Francisco nos exorta a sermos verdadeiros missionários do Reino, vivendo a Palavra de Deus, e reconhecendo Jesus como nosso único guia e mestre.

Durante estes 30 anos de DNJ, se construiu uma conscientização da necessidade de trabalhar para o bem comum, sabendo que enquanto cidadãos somos responsáveis pela condução da sociedade. Como fruto de muito debate, surgiram leis que garantem uma maior qualidade de vida dos jovens, em relação a segurança, educação, lazer, e que fortaleçam a família e a comunidade.

Motivados por toda essa história, nos sintamos chamados a despertar o desejo de melhorar a qualidade de vida dos jovens brasileiros.

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*