Curiosidades de Santa Catarina de Alexandria – Por Dom Wilson

>
>
Curiosidades de Santa Catarina de Alexandria – Por Dom Wilson

Santa Catarina de Alexandria

1.Festa – Santa Catarina de Alexandria é celebrada no dia 25 de novembro. Ela viveu na cidade de Alexandria, no Egito, no início do século IV (300). Era de origem aristocrática, caracterizava-se por grande beleza física, dotada de profunda sabedoria. Quando conheceu a mensagem cristã, converteu-se. Defendia o pensamento cristão com brilhantismo. Era o tempo das perseguições aos cristãos no império romano. Enfrentou o imperador Maximino para defender cristãos que eram condenados. Também ela foi instada a renunciar a fé cristã e cultuar os deuses romanos. Como negou-se a renegar a sua fé foi condenada à morte.

2. Santa Catarina da roda – Santa Catarina de Alexandria é também conhecida como a Santa Catarina da roda. Porque a roda foi o instrumento usado para executar a sentença de morte. Foi amarrada em uma roda dentada com outra roda girando em sentido contrário. Assim seu corpo seria estraçalhado. Mas o engenho macabro quebrou. O imperador possuído de intensa cólera mandou que fosse decapitada, usando como instrumento a espada.

3. Cidade de Alexandria – Alexandria localizava-se na foz do rio Nilo, no Egito. Era uma cidade muito importante no mundo antigo. Famosa por suas riquezas artísticas, arquitetônicas e culturais. Foi considerada a segunda maior cidade do mundo. Era uma cidade que cultivava o conhecimento. Ali havia a fusão da gnosis grega, a filosofia árabe, o ensinamento bíblico dos judeus e o mundo cristão. Em Alexandria, Cleópatra construiu suntuosos palácios que encantavam os visitantes. Duas obras foram muito famosas em Alexandria: a biblioteca com mais de 500 mil volumes e o Farol de Alexandria que era uma das sete maravilhas do mundo antigo. Em 1375 foi destruída por um terremoto. E a biblioteca foi incendiada pelo sultão Omar, quando foi tomada pelos muçulmanos.

4. Padroeira dos pensadores – Santa Catarina é padroeira dos filósofos. A origem desta fama se deve a um fato atribuído à santa. O imperador Maximino queria demovê-la da sua fé e para tal queria convencê-la com argumentos intelectuais. Por isso chamou 50 dos maiores pensadores de Alexandria para disputar com ela. Não só não conseguiram, mas ela convenceu a todos eles, que se tornaram cristãos. Ela também é invocada pelos bibliotecários, pelos estudantes, pelas rendeiras, pelos timoneiros e por todos que trabalham com roda.

5. A roda – Santa Catarina de Alexandria é representada com uma roda dentada. Foi o instrumento do seu martírio. Por isso é invocada por todos que trabalham com roda. Na cidade de Tangará, no vale do rio do Peixe, em Santa Catarina, as indústrias de celulose e embalagem, atividades que utilizam rodas, não trabalham no dia 25 de novembro, dia da Santa Catarina. É um dia de distribuir presentes. O mesmo acontece na cidade vizinha de Pinheiro Preto.

6. Nome Santa Catarina – O nome de Santa Catarina foi dado em 1526 pelo navegador Sebastião Caboto. Teria sido uma homenagem a sua esposa que se chamava Catarina e também porque era 25 de novembro, dia de Santa Catarina de Alexandria. Os principais historiadores, como Humberto Correa, Walter Piazza e Osvaldo Cabral concordam com esta versão. Depois toda a província foi chamada de Santa Catarina.

7. Representação da imagem – A imagem de Santa Catarina é representada por três símbolosa roda, a palma, a espada. Ora estão os três símbolos, ora só um ou dois. A roda é o elemento mais representativo. Foi o instrumento do martírio. A roda quebrada é atribuída a um milagre de Santa Catarina. Outras vezes, a santa é representada com a espada, que foi o instrumento definitivo da execução. A palma significa sempre o martírio, da vitória.

8. Relíquias de Santa Catarina de Alexandria no estado de Santa Catarina – Existem duas relíquias de Santa Catarina no estado. Uma delas está na Igreja São Nicolau, no centro de Florianópolis. Ela pertence a Igreja ortodoxa gregaA outra relíquia se encontra na capela do Tribunal de Justiça, também em Florianópolis. Esta relíquia é fruto de uma solicitação de Espiridião Amim, então governador do Estado, em 2000. Veio do mosteiro onde se encontram os restos mortais, no Egito. A capela foi construída especialmente para acolher a relíquia da padroeira do Estado de Santa Catarina.

9. Mosteiro de Santa Catarina no Egito – Os restos mortais do corpo de Santa Catarina de Alexandria estão no Mosteiro Santa Catarina, aos pés do Monte Sinai, no Egito. A primeira capela teria sido construída por Santa Helena, esposa de Constantino, mas a construção do mosteiro é atribuída ao imperador Justiniano. Ele está situado no lugar onde Moisés teve o encontro com Deus na Sarça Ardente. No mosteiro habitam monges da Igreja Ortodoxa que protegem e administram, não só o túmulo onde está o corpo de Santa Catarina, mas também uma biblioteca que contém documentos de extrema raridade e importância.

10. Biblioteca do mosteiro Santa Catarina no Egito – Uma das áreas mais preservadas do Mosteiro Santa Catarina no Egito é a biblioteca. Ela contém 4.570 manuscritos com iluminuras; 7.000 livros impressos na idade média; 6.000 livros novos. A biblioteca é aberta somente em ocasiões excepcionais para estudiosos credenciados. Conserva manuscritos em 13 línguas. São 730 folhas de pergaminho. Corresponde a pele de 360 cabras. O manuscrito mais famoso é o Codex Sinaítico. É do século IV, é a mais antiga edição bíblica.

11. Mosteiro Santa Catarina e Maomé – Uma das curiosidades do mosteiro Santa Catarina no Egito é que nunca foi atacado. Por 15 séculos foi protegido. O próprio Maomé visitou o mosteiro. E recomendou que os muçulmanos não atacassem o mosteiro. Depois a região caiu nas mãos dos turcos, que também mantiveram a proteção ao mosteiro. Mais tarde, a península do Sinai foi conquistada por Napoleão. Também garantiu a proteção ao mosteiro.

12. Mosteiro de Santa Catarina, símbolo da paz – Na região do mosteiro convivem as três grandes religiões. Há uma mesquita dos muçulmanos, uma sinagoga dos judeus e a igreja da Transfiguração dos cristãos. Também é uma região em que foram localizados episódios bíblicos. O mosteiro está localizado no local onde Moisés se encontrou com a sarça ardente. A mesquita está no lugar do bezerro de ouro. Também foi neste local que Moisés encontrou a sua esposa Séfora.

13. Igrejas dedicadas a Santa Catarina de Alexandria – Nas principais igrejas da Europa da idade média podem ser encontrados um altar e uma pintura de Santa Catarina de Alexandria. Uma das mais famosas está na Catedral de Estrasburgo. Bem conhecido é o altar de Santa Catarina na Igreja de São Pedro Claver, em Cartagena na Colômbia. Os portugueses construíram em Goa, perto da India, na Ásia, uma igreja dedicada a Santa Catarina de Alexandria. Em 1963, portugueses, expulsos de Goa construíram uma igrejinha dedicada a Santa Catarina de Alexandria, Nova Goa, no interior de Goiás. Entre as mais famosas do Brasil está a imagem de Santa Catarina de Alexandria, na Catedral de Florianópolis.

Por Dom Wilson Tadeu Jönck, scj
Arcebispo Metropolitano

Dom Wilson Tadeu JönckSanta Catarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA