Nw | 09 | Sec B

>
Nw | 09 | Sec B

Pastoral Familiar apoia Dia da Família na Escola

fam escola _corteCom objetivo de estimular que as famílias visitem as escolas e realizem tarefas de interação com seus filhos, o Governo do Estado de Santa Catarina instituiu no dia 15 de janeiro deste ano, o Dia Estadual da Família na Escola. A proposta foi apresentada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em parceria com outras entidades.

Agora, anualmente, no terceiro sábado do mês de abril, pela Lei 16.877/SC, fica instituída a data de convivência da família com os filhos que será comemorada em todas as escolas, passando a integrar o calendário oficial dos eventos do Estado de Santa Catarina.

A ideia inicial surgiu nas escolas do SESI E SENAI, com o objetivo de estimular os pais trabalhadores das indústrias a atribuir maior valor à educação e promover um ambiente domiciliar favorável aos estudos de tal forma que possam influenciar positivamente a coletividade: suas famílias, as escolas de seus filhos e a comunidade onde vivem.

A Pastoral Familiar se engaja nesta iniciativa conclamando todos seus agentes, e as demais pastorais e movimentos, que divulguem e motivem pais e filhos a participarem ativamente das ações e eventos que serão programados a partir da instituição desta data.

Como nos fala o relatório final do Sínodo das Famílias de 2014, “um dos desafios fundamentais, entre aqueles que se apresentam às famílias hoje em dia, é seguramente o da educação, que se tornou mais exigente e complexo devido à realidade cultural atual e a grande influência dos meios de comunicação” (66).

Portanto, nada mais propício que a participação direta dos pais na educação dos filhos e a presença atenta no ambiente escolar.

Mario e Sarita Prisco
Pastoral Familiar

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA