Nw | 06 | Not Sec A

>
Nw | 06 | Not Sec A

Campanha para a evangelização 2015

campanha evangeli-jaCaros irmãos presbíteros, saudação!

Estamos no findar de mais um ano litúrgico. Foi com a Graça de Deus que chegamos até aqui! No último Domingo de novembro estaremos iniciando um novo ano, com o início do Advento, tempo de preparação para celebrarmos a Encarnação do Verbo e também de nos preparar para a Vinda do Senhor. A seguir, transcrevo a matéria publicada pela CNBB a respeito do assunto.

No terceiro domingo do Advento, a Igreja no Brasil, por iniciativa da CNBB, faz a Coleta para a Evangelização. Sendo que a Campanha para a Evangelização quer mobilizar, anualmente, as comunidades a assumirem a responsabilidade de participar na sustentação das atividades pastorais da Igreja no Brasil, nesse ano em sintonia com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que acontecerá de 08 de dezembro deste ano até 20 de novembro de 2016. Neste ano, a Campanha para a Evangelização (CE) traz como lema “Sede Misericordiosos”.

Iniciará na Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo e se estenderá até o terceiro domingo do Advento. É articulada pela Comissão Episcopal para a Campanha para a Evangelização da CNBB. Este ano, a mobilização nacional promoverá iniciativas que visam refletir com a comunidade sobre a importância da acolhida e do perdão. “Queremos, pois, destacar que evangelização e misericórdia são duas faces de uma mesma ‘moeda’: evangelizar é anunciar a misericórdia divina; fazer experiência dessa misericórdia é entrar no coração do Evangelho”, explica o arcebispo de Salvador e vice-presidente da CNBB, Dom Murilo Krieger.

O lema escolhido também se volta para o tempo litúrgico do Advento, período de preparação para o Natal, e início do Jubileu da Misericórdia. “É preciso levar em conta que no dia 08 de dezembro, o Papa Francisco abrirá o Ano da Misericórdia. No domingo seguinte, quando este mesmo Ano Jubilar estiver sendo aberto nas dioceses, estaremos no ponto alto da Campanha para a Evangelização”, comenta o primaz do Brasil, Dom Murilo.

O ponto alto da Campanha será a coleta realizada nas Missas e celebrações do domingo, 13 de dezembro. A distribuição dos recursos é feita da seguinte forma: 45% permanecem na própria diocese; 20% são encaminhados para os regionais da CNBB; e os demais 35%, para a CNBB Nacional. As doações, em caráter individual, também podem ser feitas pelo site: www.evangelija.com. A CE tem o slogan “Evangeli.Já”, que faz referência à palavra evangelizar e mostra a urgência da evangelização e da cooperação de todos.

Lembro a todos os párocos que o percentual que fica em nossa Arquidiocese, atualmente ajuda em parte nas despesas do serviço de pastoral. Assim, convido-os a motivarem seus paroquianos para que colaborem com nossa pastoral, fazendo sua oferta nas celebrações dos dias 12 e 13 de dezembro. O repasse deverá ser feito via boleto, como de costume.

Agradecemos vossa participação e a de todos os fiéis de vossas paróquias!

Pe. Leandro José Rech
Ecônomo

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA