Vocação, juventude e laicato são temas de Simpósio Teológico na FACASC

>
>
Vocação, juventude e laicato são temas de Simpósio Teológico na FACASC
Programação completa do evento

A Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC), a Arquidiocese de Florianópolis, a Pastoral Vocacional e a Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) do Regional Sul IV da CNBB promovem, nos dias 8, 9 e 10 de outubro, o Simpósio Teológico sobre vocação, juventude e laicato, que acontece na sede da FACASC.

Os temas do Simpósio, que serão discutidos por meio de seminários, mesas de debate, oficinas e painéis, foram escolhidos pela atualidade e relevância. A Igreja, no Brasil, está vivenciando o Ano Nacional do Laicato; os estados da região Sul estão envolvidos na campanha “cada comunidade uma nova vocação”; e estamos às portas do XV Sínodo Ordinário dos Bispos, convocado pelo Papa Francisco, com o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Para o coordenador do curso de Teologia da FACASC, Pe. Rafael Aléx, os temas necessitam de discussão. “Nós, professores e alunos de Teologia, precisamos respirar o ar eclesial que nos rodeia, deixarmo-nos questionar por esses importantes movimentos que impulsionam a pastoral e a reflexão eclesial em vários níveis: regional, nacional e mundial”, pontua.

O Simpósio contará com a presença do Pe. Valdecir Ferreira e da Profª. Rosana Manzini como conferencistas, além de outros agentes de pastoral que darão sua contribuição. Padres, seminaristas, religiosos e leigos que atuam como lideranças na Igreja são convidados a participar.

O evento é gratuito. “Como Igreja de Cristo, somos chamados a evangelizar o mundo, sair de nós. Mas igualmente a nos evangelizar sempre mais a cada dia. Essa grande missão não pode depender simplesmente do clero. Os leigos são o grande fermento para produzir pão em abundância, alimento de justiça e paz; chamados a perceberem o quão grande é sua missão, sua vocação. E claro, olhamos para o futuro, e pensamos em nossos jovens, mas neles devemos pensar no hoje da Igreja, para que a sua presença no amanhã, como leigos, padres ou religiosos, não seja líquida, mas consistente, penetrante”, acrescenta Pe. Rafael Aléx.

Clique aqui para baixar sua ficha de inscrição.

Ou, se preferir, preencha o formulário Google clicando aqui.

Por FACASC

Ano Nacional do LaicatoEducaçãoFacascOrganização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB)Regional Sul IVSimpósio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA