Visita Ad Limina: Dom Wilson encontra Papa Francisco em Roma

>
>
Visita Ad Limina: Dom Wilson encontra Papa Francisco em Roma

Uma roda de conversa aberta, franca e descontraída. Assim Dom Wilson Tadeu Jönck descreveu o momento dos bispos de Santa Catarina com o Papa Francisco, no dia 28 de outubro, no Vaticano.

O momento faz parte da programação da Visita Ad Limina Apostolorum, realizada de 22 a 30 de outubro. Nela, os bispos apresentam um relatório sobre a realidade eclesial, social, cultural, econômica e política do Estado. Nesse espírito de unidade e colegialidade, eles expuseram ao Papa as diferentes e complexas realidades que desenham o rosto da Igreja em Santa Catarina, com suas dificuldades e desafios pastorais, mas, sobretudo, com seus projetos, alegrias, esperanças e toda a riqueza da Ação Evangelizadora desenvolvida pelas dez dioceses do Regional Sul 4.

O Papa pôde conhecer melhor, por exemplo, o trabalho realizado na renovação da catequese, com o projeto da Iniciação à Vida Cristã (IVC). Dom Wilson presentou de maneira particular o Santo Padre com a coleção de livros da Iniciação à Vida Cristã elaborados pela Arquidiocese de Florianópolis e utilizados em todas as paróquias. Em nome de todo Regional Sul 4, foi entregue uma imagem de São Francisco esculpida em barro por João Dias (Dão), artista catarinense, e feita com exclusividade ao Papa Francisco.

“Saímos da audiência com o Papa Francisco com o coração cheio de alegria. Com vontade de voltar para as nossas comunidades. Um dos assuntos que o Papa se interessou muito e buscou saber foi de como estão as vocações e a preparação para o sacerdócio. Falamos daquilo que é a nossa prática e ele gostou. Apenas pediu que tivéssemos a maior seriedade no acompanhamento e que também pudéssemos despertar no coração dos novos sacerdotes um grande espírito apostólico, um grande amor pela Igreja”, afirmou o arcebispo.

A viagem estava marcada inicialmente para 26 de setembro a 10 de outubro de 2020, cancelada em virtude da pandemia de Covid-19 e o início do lockdown no mundo inteiro. Com estes dois anos de adiamento, somaram-se quase 13 anos desde a última visita realizada pelo episcopado do Regional Sul 4, em 2009. Na ocasião, o encontro foi realizado junto com os bispos do Regional Sul 3 (RS).

Visita Ad Limina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA