Veja algumas dicas de etiqueta para quando entrar na Igreja

>
>
Veja algumas dicas de etiqueta para quando entrar na Igreja

 

^31EB2BED5AAA9FB50EA2E3D625A787F31F23F26078787AB370^pimgpsh_fullsize_distrEm eventos, como espetáculos, sempre há o pedido: “Desliguem seus celulares”. Apesar do aviso, não é raro no meio da apresentação ouvir algum telefone tocando, o que causa desconforto. Também tem se tornado comum ouvir o celular tocando durante a Missa, com aquele que responde em alto e bom som: “Alô, estou na Missa”!

Aparelhos de celulares precisam ser desligados ou colocados no modo silencioso ao entrar na igreja, porque o barulho pode impedir você de acompanhar tranquilamente a Eucaristia, atrapalhar as outras pessoas e até o próprio padre.

Vale o conselho: desligue o celular na hora da Missa ou deixe no silencioso, ao entrar em uma igreja, e aproveite bem o momento para entrar em intimidade com Deus.

Lembre-se: Para falar com Deus não é preciso celular!

^7C14452AA2BEAB73E6447411EEC54A41990835A482478F7EF4^pimgpsh_fullsize_distrÉ muito bacana quando você vai à igreja acompanhado de familiares, colegas de trabalho, de faculdade ou de amigos. Porém, melhor ainda é você falar à meia voz quando entrar na casa de Deus. No momento das celebrações, permaneça de forma concentrada, penitente, orante, em atitude de louvor e gratidão a Deus e evite, assim, conversas paralelas.

^F36BD2DCB59BC49C6452D95773F14FD1B76B1175B810DE6627^pimgpsh_fullsize_distrQual a melhor roupa para ir à Missa? Bom, da mesma forma que nos arrumamos para ir a um casamento, jantar da empresa que trabalho ou outra atividade importante, é bom nos preocuparmos se nossa roupa está adequada para ir à igreja.

É um local sagrado, importante para nossa fé, portanto ter bom senso e diligência ao entrar na casa de Deus é sempre necessário.

O professor Felipe Aquino explica que para cada tipo de ambiente, existe uma roupa específica. “Quando vamos à Igreja, vamos prestar culto a Deus. Sendo assim, a própria roupa que usamos já é sinal de nossa manifestação de louvor, de adoração, de respeito a Deus. Usar uma roupa digna de Deus, que o honre”, destacou.

 

O site Aleteia enumerou algumas sugestões sobre a forma de se portar na igreja:

– Manter uma oração fervorosa e nunca de má vontade

– Não perturbar os outros

– Acompanhar as orações com as devidas pausas, gestos e junto com os demais

– Não sentar-se reclinado para trás com os braços abertos como se estivesse num clube. Mesmo que você não acredite em nada do que está sendo dito, deve respeitar a crença dos demais e se portar de acordo

– Não fique passeando pela igreja para ver os monumentos e obras de arte enquanto estão ocorrendo as Missas. Muito meno ainda, dormir ou conversar como quem está ali só para aproveitar os bancos

– É mau costume se voltar para ver quem entra ou sai da igreja. A igreja é a casa de Deus e devemos aproveitar para falar com Ele

– Ceda sempre o lugar a um idoso.

Matéria publicada na Revista de Verão 2016, da Arquidiocese de Florianópolis, página 14. 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA