Um Simpósio com temas da atualidade

>
>
Um Simpósio com temas da atualidade

O Simpósio Teológico, da FACASC, com o tríplice tema: Vocação, Juventude e Laicato, reuniu conferencistas altamente capacitados e fez circular em seus corredores, dos dias 08 a 10 de outubro,  centenas de pessoas, em sua grande maioria jovens.

Professora Rosana Manzini, chefe do Departamento de Teologia Prática da Faculdade de Teologia da PUC/SP e presidente da Rede Latino Americana de Doutrina Social da Igreja, refletiu sobre “A vocação do leigo no mundo contemporâneo” e sobre “O laicato no pontificado do Papa Francisco”. Prof. Marcos Rohling, Doutor em Educação e Mestre em Filosofia, professor do Instituto Federal de Educação, em Videira, refletiu sobre “Educação e Justiça”. Pe. Valdecir Ferreira, mestre e doutorando na área da antropologia da vocação, assessor do Serviço de Animação Vocacional da diocese de Apucarana, refletiu sobre “Antropologia e Teologia da Vocação”.

Referindo-se ao tema do laicato e às reflexões provocadas por Prof.ª Rosana Manzini e pelo Prof. Prof. Marcos Rohling, Vilmar Dal Bo Maccari, articulados de um dos debates, pontuou que: “A oportunidade de debatermos a missão do leigo na Igreja e na sociedade reflete o amadurecimento e o empenho para a construção de uma Igreja em saída à luz dos ensinamentos e orientações do papa Francisco”.

Pe. Marlon Malacoski, Coordenador Regional da Pastoral Vocacional, elogiou o desempenho do Pe. Valdecir Ferreira pela “atualidade de sua abordagem antropológica que muitas vezes é desconsiderada quando trabalhamos com a realidade das vocações. Ele falou sobre a experiência do ser humano ao traçar o seu projeto de vida. Isso é importante para que a cultura vocacional encontre um terreno mais fértil e frutuoso”.

Atualmente está em discussão o tema para os eventos da FACASC em 2019.

Por Pe. Domingos Nandi
Comunicação FACASC

Facasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA