Transfiguração do Senhor – Por Pe. Cláudio Peters

>
>
Transfiguração do Senhor – Por Pe. Cláudio Peters

“Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!” Mt 17,5b

Durante a nossa oração, precisamos ficar mais atentos aos sinais e ouvir mais do que falar. Este Evangelho da Transfiguração nos mostra Jesus na montanha com Pedro, Tiago e João, quando o próprio Cristo se transfigura diante deles, apresenta-se com seu corpo glorioso, dando a eles uma ideia do céu. Aparecem então Moisés, que sobre a montanha do Sinai teve vários encontros de escuta com o Senhor, e Elias, que sempre soube ouvir a voz de Deus sobre o monte Horeb. Pedro, ao invés de aproveitar deste momento para rezar ou simplesmente para adorar o Senhor Transfigurado, quer intervir, claro que movido pela emoção. Mas o próprio Deus interrompe Pedro e fala, para ninguém ter dúvida de quem é Jesus. O próprio céu apresenta Jesus.

Vemos como é importante saber ouvir a voz de Deus, saber ficar em oração e deixar que ele, o próprio Deus, fale ao nosso coração. Toda a ação de Moisés e de Elias foi sempre de obedecer somente a Deus, e não de fazer a própria vontade. Somente depois de receber o Espírito Santo, os apóstolos conseguiram compreender que era necessário fazer apenas a vontade de Deus. Talvez seja hora de começarmos e falar menos em nossas orações, de deixar de somente repetir textos preparados, para ouvirmos o Senhor. Ou seja, em um mundo cheio de barulho, de coisas prontas, saber silenciar e ouvir a voz do Senhor.

Acredito que esta é a ordem do próprio Deus, quando fala: “escutai-o”. Precisamos escutar mais a Jesus, escutar mais a Deus, escutar mais o Espírito Santo, e deixar um pouco nossos desejos de lado. O Papa Francisco nos pediu no dia de Pentecostes para sermos mais dóceis, mais abertos ao Espírito Santo, ou seja, ouvir mais a ele.

Se durante a Transfiguração os apóstolos tivessem rezado mais com Jesus, adorado o próprio Jesus, acredito que não teriam ficado apavorados quando o Senhor falou. Ainda não conheciam a voz de Deus, não eram íntimos Dele e se achavam no controle.  Que em cada missa possamos ver Jesus transfigurado sobre o altar e saibamos ouvir a sua voz que fala ao nosso coração e quer conduzir a nossa vida.

Por: Pe. Claudio Peters – Pároco da Paróquia de São José

Artigo publicado na edição de agosto de 2017 do Jornal da Arquidiocese, página 08. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA