Sínodo 2023: Caminhada e missa marcam encerramento da etapa diocesana

>
>
Sínodo 2023: Caminhada e missa marcam encerramento da etapa diocesana

Após meses de reuniões e encontros, a etapa diocesana do Sínodo 2021-2023 foi encerrada com uma caminhada e a celebração da missa neste domingo, dia 31 de julho.

A movimentação começou com uma concentração na Igreja Divino Espírito Santo, em frente à Praça Getúlio Vargas, no centro da capital. Em seguida, todos saíram em procissão até a Catedral, trazendo cartazes das paróquias e foranias, juntamente com a imagem de Nossa Senhora do Desterro.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, e concelebrada pelo cura da Catedral, Pe. David Antônio Coelho, por vigários forâneos e outros sacerdotes da Arquidiocese. Entre os fiéis, participaram lideranças de todas as paróquias, representando o povo de Deus arquidiocesano.

Confira o resultado do processo de escuta do Sínodo 2023, na Arquidiocese de Florianópolis, no link:

Próximos passos

A síntese das respostas dos fiéis da Arquidiocese de Florianópolis foi enviadas para a CNBB, para que a Conferência Episcopal possa formular uma síntese antes de 15 de agosto de 2022.

Em seguida será produzido pela Secretaria Geral do Sínodo um primeiro Instrumento de Trabalho (Instrumentum Laboris) com as contribuições das conferências episcopais, da Cúria Romana, de Universidades, Faculdades de Teologia, Uniões de Superiores e Superioras Gerais de Institutos Religiosos, Federações de Vida Consagrada e movimentos internacionais de leigos.

Até março de 2023 decorrerá a fase continental do Sínodo. Cada assembleia continental aprovará um documento final. Até junho de 2023 será redigido um segundo Instrumento de Trabalho para a grande assembleia sinodal dos bispos que ocorrerá em Roma, em outubro de 2023.

O Sínodo dos Bispos é uma instituição permanente criada pelo Papa Paulo VI em 15 de setembro de 1965, em resposta ao desejo dos bispos participantes do Concílio Vaticano II de manter vivo o espírito de colegialidade episcopal formado pela experiência conciliar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA