Sinais do Pentecostes

>
>
Sinais do Pentecostes

O Pentecostes era o dia da festa da colheita. Uma data especial comemorada pelo povo para agradecer a Deus pelo fruto da terra. Acontecia cinquenta dias depois da Páscoa. Foi neste dia que a Igreja nasceu revestida do poder do Espírito Santo. Deus mostrou seu plano redentor na Páscoa e o estabelecimento de sua Igreja durante a celebração da colheita como símbolo dos frutos alcançados.

Vamos refletir sobre três sinais evidentes no Pentecostes que também sinalizam a presença e poder do Espírito Santo.

VENTO:
Os cento e vinte discípulos estavam com medo. Enquanto havia uma grande festa na cidade, eles estavam reunidos com portas e janelas fechadas. E mesmo trancados, um vento entrou ali soprando com um som forte enchendo a casa.

O vento é invisível, mas pode ser sentido. Assim também é a fé que não vemos, mas sentimos e temos certeza (Hebreus 11,1).
Este Vento nos lembra a vida, pois quando Deus formou o homem do pó da terra, soprou sobre ele o fôlego de vida (Gênesis 2,7). Da mesma forma Ezequiel profetizou sobre os ossos secos e o vento do Espírito os fez reviver (Ezequiel 37,9-10).

FOGO:
Os discípulos estavam reunidos obedecendo à ordem de Jesus. “Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24,49). Enquanto oravam apareceram línguas de fogo, que eram labaredas sobre cada um dos presentes.

O fogo sempre foi símbolo da presença de Deus! “Deus é um fogo consumidor” (Hebreus 11,29). As línguas de fofo comprovaram que o próprio Deus estava presente ali da mesma forma que se manifestou na sarça ardente para Moisés (Êxodo 3,2-4).
Fogo representa a luz que ilumina o caminho e dissipa as trevas (Salmo 105,39) fazendo de cada um “luz do mundo” (Mateus 5.14).

LÍNGUAS:
Todos os discípulos ali eram pessoas iletradas, sem estudos e não sabiam outros idiomas (Atos 4,13). Com o dom do Espírito Santo começaram a falar nos idiomas das quinze nações das pessoas que vieram para a festa evangelizando e falando “das grandezas de Deus” (Atos 2,11) de forma que entendessem.

As línguas significam a união. Antes os povos falavam um só idioma e na torre de Babel as línguas foram ‘confundidas’ (Gênesis 11,1-9). Através do Espírito Santo acontece a união das pessoas que não se entendiam ,acabando a confusão (Atos 2,6).

Padre Márcio Alexandre Vignoli
Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, em Camboriú.

Artigo publicado na edição de maio de 2020 do Jornal da Arquidiocese, página 8.

Espírito SantoPadre Márcio Alexandre VignoliPentecostes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA