Semana Inaciana é celebrada em Florianópolis

>
>
Semana Inaciana é celebrada em Florianópolis

A Semana Inaciana em Florianópolis contou com uma programação diversificada tanto nas atividades acadêmicas do Colégio Catarinense quanto nas atividades da Igreja de Santa Catarina de Alexandria. As comemorações tiveram início com uma missa no dia 31 de julho, dia de Santo Inácio de Loyola, presidida pelo arcebispo Dom Wilson Tadeu.  

No decorrer da semana, ocorreu um Colóquio sobre o discernimento inaciano, conduzido pelo Pe. Ednardo Serafim SJ, reitor da Igreja de Santa Catarina, onde na ocasião, o padre partilhou um pouco da experiência vivida por Santo Inácio, destacando as pistas deixadas por ele para a prática do discernimento. Houve, ainda, no dia seguinte a exibição do filme Inácio de Loyola: Soldado, Pecador, Santo, que tem como enredo principal a conversão do santo. Para encerrar e agradecer a Deus pela Semana Inaciana, aconteceu uma vigília de oração conduzida pelo jesuíta Carlos Cesar SJ.

Já no Colégio, as atividades da Semana Inaciana estiveram inseridas no contexto da volta às aulas e, durante toda semana os alunos participaram de diversas apresentações artísticas, teatrais e musicais que fizeram memória da vida e do legado de Santo Inácio.  Ainda no contexto das celebrações inacianas, será oferecido entre os dias 20 a 22 de agosto os Exercícios Espirituais para Educadores, que acontecerão na Casa de Retiro Vila Fátima, Morro das Pedras. A proposta deste retiro espiritual é oferecer uma Iniciação aos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola e é aberto a toda a arquidiocese. É um momento para aprofundar e reler a temática da própria vida à luz do Evangelho, buscando ser presença diferenciada e inspiradora, de maneira especial no campo da Educação.

Texto: Frater Carlos Cesar, SJ
Fotos: Colégio Catarinense

Colégio CatarinenseCompanhia de JesusSanto Inácio de Loyola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA