Retiro dos padres - ACHO Q ESTA
De 07 a 10 de setembro, 49 padres da Arquidiocese estiveram reunidos para o segundo retiro espiritual do ano, no Morro das Pedras, em Florianópolis. O pregador, Pe. João Quirino Weber, sj, abordou sobre o tema: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mc 8,29), meditações à luz do Evangelho de Marcos. A organização ficou por conta da Pastoral Presbiteral.

“As sábias palavras do Pe. Quirino e sua tão rica experiência de vida e ministério nos conduziram a um profundo encontro com Jesus à luz do Evangelho de Marcos”, destacou o reitor do Seminário Propedêutico Monsenhor Valentim Loch, de São José, Pe. Wellington da Silva.

Na Missa de abertura, segunda-feira à noite, foram admitidos como candidatos às Ordens Sacras, três seminaristas do primeiro ano de teologia da Arquidiocese e um da Diocese de

Da esq. para dir.: Lucas, Judá (Diocese de Tubarão), Clóvis e Willian

Da esq. para dir.: Lucas, Judá (Diocese de Tubarão), Clóvis e Willian

Tubarão. A Igreja que acolhe o desejo destes jovens em se prepararem para serem futuros sacerdotes. São eles: Lucas Casimido Tibincoski Teixeira, Judá Gabriel da Silva Freitas (Diocese de Tubarão), Clóvis Martins e Willian Vogel.

O pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus de Nazaré, do centro de Palhoça, Pe. André Gonzaga, comentou que foi um momento especial para renovar com alegria o “sim” ao chamado de Jesus no amor a Ele, “para reassumir a missão de servir com amor e alegria o povo de Deus.

Já o pároco da Catedral, Pe. David Antônio Coelho, disse que o encontro foi “abençoado pela singeleza do pregador, e uma graça pela alegre convivência do clero”.

“À luz do Evangelho de São Marcos e apoiado em sua experiência de religioso e  presbítero o pregador, Pe. Quirino, sj, conduziu muito bem nosso retiro espiritual, com simplicidade e leveza, no caminho do conhecimento de Jesus Cristo, razão da nossa vocação. Momentos como esse fortalecem e tornam frutífero o nosso Ministério”, afirmou o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz, Pe. Cláudio Zimermann, do bairro Agronômica, em Florianópolis.

Segundo o coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. Vilson Groh, a partir do próximo ano, será realizado apenas um retiro.

20150908061825

Depoimento na íntegra do pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, Pe. José Rufino Filho, de Itajaí

“Foram três dias de oração, contemplação, reflexão, orientados pelo Pe. João Quirino Weber, sj, tendo como motivação, o Evangelho segundo a comunidade de Marcos: Jesus, Pessoa e Ministério, fundamento da vida cristã para leigos, religiosos e sacerdotes.

Testemunhar a Pessoa e a proposta de Jesus de Nazaré, nas situações concretas de cada um é desafio diário, constante e perseverante. O retiro é um ‘oásis no deserto’ da vida que possibilita ao retirante silêncio e até ‘isolamento físico’ do ambiente e das atividades cotidianas, com o objetivo de avaliar, planejar, animar, encorajar a caminhada humana cristã: leiga, religiosa e sacerdotal.

A vivência e convivência cristã no mundo, no século XXI, exige aproximação efetiva, afetiva e sincera com a Palavra de Deus na oração, sustentada pelos Sacramentos, de modo especial, a Eucaristia, tendo como fruto, a caridade.

Certamente, esses três dias do retiro, os presbíteros, em companhia do Arcebispo, Dom Wilson, reverterão em louvor, ação de graças e serviço com alegria, junto ao povo nas paróquias e famílias da Arquidiocese de Florianópolis”.  

Fotos: Pe. Leandro Rech

 

 

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*