Segundo dia do Mutirão de Formação encerrou com a Missa

>
>
Segundo dia do Mutirão de Formação encerrou com a Missa

DSCN8289O segundo dia do Mutirão Arquidiocesano de Formação, 28 de junho, teve início com a Celebração da Luz, conduzida pela coordenação de catequese, no Centro de Evangelização Angelino Rosa, em Governador Celso Ramos.

Na sequência, a segunda assessora do Mutirão, Débora Pupo, da Diocese de Palmas, no Paraná, continuou o tema, Iniciação à Vida Cristã (IVC).

A Iniciação como um caminho de encontro pessoal com Jesus Cristo na formação do discipulado missionário. Débora citou os três Sacramentos iniciais da caminhada cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. Na passagem de Lucas 24,13-35, a identificação com estes Sacramentos. “O Batismo é o primeiro contato, a aproximação. Como estamos entendendo a dimensão do Batismo? O catequista precisa aprofundar seu conhecimento”, afirmou Débora, do Regional Sul II composto por 18 Dioceses.

Na continuação do tema, na Eucaristia o momento do contato, do reconhecimento, de olhar além do pão e dos símbolos. E na Crisma, a partir do encontro, a decisão, a adesão. “Iniciação à Vida Cristã não é imposição. A colheita depende da semente. O sentido da fé madura, escutar aquilo que não foi dito”, lembrou Débora Pupo.

A catequista de Primeira Eucaristia da Paróquia Santa Inês, de Balneário Camboriú, Carmen Volpato Martins, diz que ficou “feliz por ver a presença de tantas pessoas, principalmente homens. Afinal, sozinha é difícil. Temos que ser mais Igreja, é a união, o envolvimento com a Paróquia para que este novo projeto possa dar certo”.

A coordenadora da catequese na Diocese de Palmas, afirmou que no caminho da Iniciação à Vida Cristã, precisa do Querigma, conversão, discipulado, adesão à comunidade e missão. Jesus precisa ser novamente anunciado. “Não é um Jesus fazedor de milagres, mas alguém que encanta e desperta a fé. Que saibamos olhar a realidade que temos a partir do coração. E levar a graça, o Evangelho de Jesus Cristo ao mundo. Iniciação, caminho de formação para o discipulado”, concluiu  Débora.

Irmã Marlene
Irmã Marlene

A coordenadora arquidiocesana da catequese, Irmã Marlene Bertoldi, explicou como será trabalhado o tema da Iniciação na Arquidiocese. Ela lembrou que “a catequese sempre é o aprofundamento da Palavra que nos apresenta Jesus Cristo. Devemos construir a rocha firme que e Jesus. Para isto é necessário  uma adesão, uma escolha”.

O primeiro Mutirão Arquidiocesano de Formação foi promovido pela coordenação arquidiocesana de pastoral, e reuniu cerca de 400 pessoas das pastorais, movimentos, novas comunidades e das 70 Paróquias, dos 30 municípios da Arquidiocese de Florianópolis.

Para o Arcebispo, ter representantes de toda diocese é um fato marcante para a caminhada. Disse ainda estar muito contente pela realização do evento. “Quanto aos dois temas são importantes para o plano de pastoral e os palestrantes foram bons expositores. Os conteúdos, cada um deve mastigar e  colocar em prática. Quanto mais pessoas envolvidas neste caminho, essa será a imagem de uma Igreja viva e ativa da nossa diocese”, enfatizou Dom Wilson Tadeu Jönck, scj.

DSCN8368Na Solenidade de São Pedro e São Paulo, uma Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo encerrou o Mutirão. “Quem é Jesus para você? Deus quer construir a partir da nossa generosidade, do nosso amor”, disse Dom Wilson na homilia.

Veja as fotos do segundo dia do evento, com a Celebração Eucarística.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA