Sedemir Melo é o novo padre da Arquidiocese

>
>
Sedemir Melo é o novo padre da Arquidiocese
Fotos: Valério Andrade

No sábado, dia 21 de setembro, em que a Igreja celebra a Festa de São Mateus, apóstolo e evangelista, a Arquidiocese de Florianópolis viveu momentos de alegria e ação de graças pela ordenação presbiteral de Sedemir Melo, em Governador Celso Ramos.

A missa solene foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, e concelebrada pelos membros do clero da Arquidiocese, com a participação de familiares e amigos do neossacerdote, que lotaram o Centro de Evangelização Angelino Rosa.

A referência a São Mateus foi recordada por Dom Wilson em sua homilia, ao comparar o chamado do santo ao que Jesus faz a cada um, em especial aquele feito ao neossacerdote para a sua vocação.

“Mateus nos deixou um Evangelho! Quanto bem este Evangelho já fez na vida de tanta gente! Tudo começou com aquele olhar e uma resposta positiva. Diácono Sedemir, Jesus também lançou um olhar para você e não te deixou quieto. E como isso aconteceu? Em todas as vezes que você sentia que devia dedicar a Ele a sua vida. Ali havia Jesus que fixava o Seu olhar em você”, comentou o arcebispo.

https://www.facebook.com/arquifloripa/videos/1097736147095787/

Dom Wilson também relacionou o jantar dado por Mateus para agradar o “Mestre”: “Uma das coisas pra vivermos o sacerdócio – e a nossa vocação cristã – é aprender a fazer agrados a Jesus. Que isso se repita muitas vezes durante o dia, seja pensando em Jesus e no Seu Evangelho, seja nos momentos de oração, seja no exercício da caridade a quem precisar… são os momentos em que você vai fazendo os agrados a Jesus. E, à medida que você fizer esses agrados, você vai conhecendo Jesus cada vez melhor.”

Rito de Ordenação Presbiteral

Fotos: Valério Andrade

Após a Liturgia da Palavra, seguiu-se o rito de ordenação presbiteral com o chamado e a apresentação dos candidatos ao sacerdócio; o propósito dos eleitos; Ladainha, entoada com a comunidade, momento em que os diáconos rezaram prostrados no chão, como sinal de humildade e inteira entrega a ação de Deus; a imposição das mãos do Arcebispo e demais padres sobre o diácono, seguida da prece de ordenação; a entrega das vestes presbiterais – casula e estola – levadas por familiares e padrinhos; a unção das mãos do ordenando e a entrega do pão e do vinho.

>>> Clique aqui e veja as fotos da celebração.

Sobre o Pe. Sedemir

Fotos: Valério Andrade

Natural da capital do Estado, Sedemir é da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus. Porém, toda sua história vocacional se passa na Paróquia de Santo Antônio, em Campinas, São José.  Lá ele foi batizado, fez a Primeira Eucaristia e a Crisma, participou de grupos de jovens e de diversas pastorais.

Sedemir foi ordenado diácono em março de 2006, e exerceu o diaconato na Paróquia São Cristóvão, em Itajaí, até setembro de 2007, quando pediu dispensa dos compromissos assumidos.

Ele foi readmitido ao ministério diaconal no dia 24 de junho deste ano. Na ocasião, o arcebispo metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, comunicou oficialmente que o Santo Padre, o Papa Francisco, por meio da Congregação para o Clero, acolheu o pedido de Sedemir para a readmissão ao exercício do ministério ordenado, como diácono.

Além de atuar na Paróquia do Divino Espírito Santo, em Camboriú, Sedemir é consagrado da Comunidade Divino Oleiro e exerce atividades na Rádio Conceição, de Itajaí, e na Rádio Divino Oleiro, de Camboriú.

Ordenação presbiteralPe. Sedemir Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA