Sebrae desenvolve projeto de robótica para crianças atendidas pela Casa da Criança, em Florianópolis

>
>
Sebrae desenvolve projeto de robótica para crianças atendidas pela Casa da Criança, em Florianópolis

A Casa da Criança, localizada no Morro da Penitenciária, em Florianópolis, em parceria com o Sebrae/SC, recebeu nos primeiros meses deste ano o projeto “Infancia.com”. O projeto levou aulas de capacitação tecnológica e robótica para as crianças atendidas na instituição.

Na manhã da última quinta-feira, 07, houve a apresentação do resultado dos trabalhos realizados pelas crianças. O momento contou com a presença do Gerente Regional do Sebrae da Grande Florianópolis, Wanderley Andrade, dos secretários de Educação dos municípios de Florianópolis e São Carlos (SC), professor Maurício Fernandes Pereira e Sadi Baron, e do presidente da Casa da Criança, Frei Rivaldo Vieira (OFMCap).

Wanderley Andrade afirmou ser uma alegria trazer o “Infância.com” como um projeto tão robótico e inovador. “As crianças fizeram uma entrega excelente e isso é fruto de algo que a gente planta, uma sementinha que estamos colhendo agora, como Sebrae, aos futuros empreendedores”, diz.

Para o professor Maurício Pereira, secretário da pasta de Educação de Florianópolis, a capital do Estado, devido ao forte investimento em tecnologia, está se tornando referência em relação à estrutura das creches e dos trabalhos sociais.

O sociólogo Sadi Baron, secretário de Educação de São Carlos, no Oeste do Estado, a convite do Sebrae, veio acompanhado de educadores e diretores de escolas do município para conhecer as boas ações desenvolvidas pelo órgão na capital. Sadi relatou ser encantado pelas inovações e cuidados pelo ser humano. “Quem vai fazer, de fato, a transformação é o ser humano”, enfatizou o secretário ao falar da alegria em conhecer o projeto na Casa da Criança e em poder levá-lo para sua cidade.

De acordo com Arlen Maurício de Aviz, 16 anos, estudante, participar das aulas de robótica foi uma experiência nova. Diz que pensou não fazer o curso porque achava que seria muito difícil, mas seguiu o conselho da mãe que o orientou a fazer uma experiência. Hoje, finalizando o curso, comenta que sentirá falta das aulas e dos professores.

Frei Rivaldo Vieira, OFMCap, juntamente com a coordenação da Casa da Criança, agradeceu a parceria com o Sebrae e dispôs a instituição para novos projetos. Agradeceu também aos professores que tanto se empenharam e tornaram isso possível.

Professores relatam satisfação

A coordenadora pedagógica da Casa da Criança, Elenice Rakochinski Camargo, visivelmente emocionada, relata sua satisfação em viabilizar e participar do projeto. “Quando vimos às crianças terminando de montar os robôs, não teve como não chorarmos olhando para aquela cena. Elas faziam competição dos robôs! Algo que não se pensava em termos em meio à pandemia, mas que foi possível por meio da parceria com o Sebrae”, comenta Elenice que também se capacitou no programa.

Os facilitadores do curso de robótica Stefani dos Santos e Anderson Troc expressaram a felicidade com o projeto. Stefani, estudante de engenharia elétrica, disse que “participar do programa foi incrível”, principalmente, em poder ensinar programação não somente às crianças, mas também aos professores da ONG.

Já para Anderson Troc, as habilidades desenvolvidas pelas crianças as retiram da condição de usuários passivos, que só consomem a tecnologia, e inverte a lógica, fazendo com que passem a ser desenvolvedores dela. Ele afirma ser “muito importante que, desde já, a robótica, a programação, a modelagem 3D e o design cheguem até essas crianças por que constrói a base pro tipo de profissionais que serão no futuro”. Complementa ainda que “o programa as ensina a serem usuários inteligentes da tecnologia e não dependentes dela”.

Por fim, Tatiana Pereira, educadora social da Casa, relata que o curso proporcionou oportunidades para que as crianças sonhem com o futuro e desenvolvam projetos que os levem a “pensar fora da caixa” e os estimulem à criatividade.

Conheça a Casa da Criança

Inspirada pelas Comunidades Eclesiais de Bases (CEBS) em articulação com a Paróquia Santíssima Trindade, a Casa da Criança foi fundada em 14 de março de 1988, em Florianópolis. Atualmente, acolhe 150 alunos entre 6 e 17 anos de idade no período de contra-turno escolar. Tem como objetivo construir um local para que as crianças e adolescentes possam estudar, brincar e aprender a valorizar sua cultura, seus vínculos e a buscar melhores condições de vida através da capacitação profissional.

Em 2017 a Casa recebeuo Prêmio Itaú – UNICEF “Todos pela Educação” em reconhecimento pela qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Quem desejar colaborar com os projetos desenvolvidos pela instituição deve entrar em contato via email [email protected] ou pelo telefone (48) 3333-0257.

Por José Allison Santos
Jornalista – Paróquia Santíssima Trindade

Casa da CriançaParóquia Santíssima Trindade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA