São José: Procissão do Senhor dos Passos percorre ruas neste sábado e domingo

>
>
São José: Procissão do Senhor dos Passos percorre ruas neste sábado e domingo

O município de São José guarda forte os traços da religiosidade dos açores. Uma dessas tradições religiosas é a procissão do Nosso Senhor do Bom Jesus dos Passos. No próximo sábado, dia 11 de março, e domingo, dia os fiéis se reúnem no Centro Histórico para a 168º edição da Procissão do Encontro.

No dia 11 (sábado), as imagens de Jesus e maria vêm cobertos para a Igreja Matriz, no Centro Histórico, às 17h. Já no dia 12 (domingo), a celebração, que será feita pelo arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, às 8h, na igreja Matriz. A procissão, com a saída da Matriz, será realizado no período da tarde, a partir das 16h.

O ponto alto da procissão é o encontro entre o Senhor Morto e Maria das Dores, que acontece em frente à Câmara Municipal. Lá, é feita a homilia, mensagem que o padre convidado transmite mensagens importantes aos fiéis presentes. A procissão do Senhor dos Passos foi tombada pela Prefeitura Municipal como patrimônio cultural imaterial por sua importância cultural para a cidade, em março de 2019.

Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos, em 1937

IRMANDADE

A Irmandade de Nosso Senhor dos Passos foi fundada em 1855. Responsável por uma das mais tradicionais procissões de São José, a edição chega à 168º edição. de uma história que começou pensando no cuidado com a população, que sofria a epidemia de “câmaras de sangue”, uma doença mortal que atingia o Brasil desde o período colonial. O senhor Jacó Vieira da Rosa e o médico Frederico Afonso de Barros, que moravam em São José, decidiram edificar um hospital, sob a proteção do Senhor dos Passos, para tratar os enfermos.

Com isso, surgiu a igreja e, por fim, a irmandade para administrar o local. “Essa é uma história muito bonita, que é realmente é maravilhosa. Quem conhece ou leu a história, é impressionante”, recorda o provedor da Irmandade do Senhor dos Passos, Ivo Teodoro.

Texto: Secom/Prefeitura de São José
Fotos: Jeferson Regis/Secom PMSJ

Paróquia de São JoséSenhor dos Passos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA