Artigo: Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

>
>
Artigo: Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

Celebrar a memória de um santo é sempre ocasião para se perguntar em que a sua vida e o seu legado podem nos inspirar nos dias de hoje. Recordar Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (Ordem dos Jesuítas), é oportunidade para atualizarmos com fidelidade o seu carisma, deixando-nos interpelar por sua vida e sua experiência espiritual.

Um dos maiores legados de Inácio à Igreja foi a espiritualidade que brota dos seus Exercícios Espirituais, que têm como bússola o discernimento. É evidente que Santo Inácio não inventa o discernimento, tão praticado e difundido dentro da grande tradição cristã. A grande novidade introduzida por Inácio é fazer do discernimento um grande caminho pedagógico, humano e espiritual que nos ajuda a treinar a liberdade, orientando a nossa vida para o fim a que foi criada: louvar, reverenciar e servir a Deus (Exercícios Espirituais, n. 23). Vale salientar que discernir não é recorrer a um manual mágico. Afinal, supõe uma abertura ao Espírito Santo e passa por considerar também as circunstâncias, os próprios desejos, o contexto, a realidade e suas urgências e, sobretudo, guiar-se pelos critérios do Evangelho.

Fazer memória deste grande homem é deixar-se interpelar pelo seu testemunho, que continua nos convidando a pensar em nossas buscas, em nosso projeto de vida, em nosso discernimento cotidiano e nas marcas que queremos deixar no mundo.

Os Jesuítas presentes em Florianópolis convidam a todos para celebrar Santo Inácio e o encerramento do Ano Inaciano no dia 31 de julho, às 18h30, na Igreja Santa Catarina de Alexandria, no Colégio Catarinense, em Florianópolis, em missa presidida pelo nosso Arcebispo Dom Wilson Tadeu.

Que a vida de Santo Inácio nos inspire e a sua intercessão nos alcance.

Texto: Frater Carlos Cesar, SJ

Colégio CatarinenseSanto Inácio de Loyola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA