Santo André: seguimento, interrogação e anúncio

>
>
Santo André: seguimento, interrogação e anúncio

No último dia deste mês celebraremos a festa do apóstolo Santo André. A Sagrada Escritura nos dá algumas referências sobre a sua pessoa, desde a sua vocação até a sua atuação no grupo dos discípulos mais próximos do Senhor. Com ele queremos aprender a seguir o Mestre e a permanecer junto d’Ele ( Jo 1,39).

Santo André é apresentado nos quatro evangelhos como um dos primeiros chamados por Jesus. Em Mt, Mc e Jo percebemos este proto-chamado com maior clareza, já em Lucas pressupomos o chamado de André junto do chamado de Pedro (Lc 5,1-11). Sua relação com o apóstolo Pedro, portanto, é muito importante, pois os evangelhos são unânimes ao dizer que ambos são irmãos ( Mt 4,18; Mc 1,16; Lc 6,14; Jo 1,40).

Um dos textos mais significativos sobre Santo André é o encontrado em Jo 1,35-42. O autor sagrado destaca que André, antes de ser discípulo de Jesus, era discípulo de João Batista (Jo 1,40) e dele ouviu o anúncio eloquente e cheio de unção sobre Jesus: “Eis o Cordeiro de Deus” (Jo 1,36). Estas palavras de João tocaram profundamente o seu coração e a sua vida a ponto de imediatamente deixar o mestre precursor e seguir o Mestre Redentor (Jo 1,37). Dele, além de aprendermos o seguimento imediato, aprendemos o quão fundamental é para o discipulado o ato de perguntar: “Mestre, onde moras?” (Jo 1,38b). Pois, foi a partir da inquietação interior, exposta em forma de interrogação, que o convite do “vinde e vede!” ( Jo 1,39a) de Jesus fez com que André vivesse, naquele dia, naquele instante da sua vida, a experiência de permanecer na intimidade do Senhor (Jo 1,39b).

Ninguém que se encontra com Jesus é capaz de tornar tal experiência algo privado ou exclusivo, mas é naturalmente impulsionado ao anúncio, assim como foi com Santo André. Ao seu irmão ele proclama com todo o vigor do seu coração: “Encontramos o Messias!” (Jo 1,41). Que este santo apóstolo nos inspire a seguir, a perguntar, a anunciar e a conduzir nossos irmãos e irmãs ao encontro com Jesus.

Saymon Alves Meyer
Seminarista da Etapa da Configuração – Arquidiocese de Florianópolis

Santo André

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA