Padre Hélio da Cunha deu as boas vindas aos participantes e conduziu a oração para abrir os trabalhos do dia

Padre Hélio da Cunha deu as boas vindas aos participantes e conduziu a oração para abrir os trabalhos do dia

A segunda reunião geral do clero deste ano contou com aproximadamente 130 padres e 40 diáconos que se encontraram no salão de reuniões da Paróquia Santo Antônio, em Campinas, São José, na terça-feira, 19 de maio. Pe. Hélio da Cunha acolheu “seus irmãos, sua família”, como disse, com a colaboração de várias lideranças. A condução da reunião esteve a cargo da Coordenação de Pastoral.

A parte da manhã foi dedicada ao estudo da Iniciação à Vida Cristã. A assessora, Maria do Carmo Rollemberg, da Equipe de Animação Bíblico Catequético do Regional Sul II de Maringá, no Paraná, desenvolveu o tema explicando que é um itinerário de preparação para integrar novos membros na vida cristã da comunidade de fé, um caminho pelo qual a pessoa torna-se cristã e é comum considerar todo o processo como catequético, segundo o Diretório Nacional da Catequese.

Após o aprofundamento, as Foranias se reuniram para responder às questões: apresentar a principal dúvida em relação à Iniciação à Vida Cristã, fazer uma sugestão concreta sobre o que se pode fazer juntos para este trabalho ir adiante, indicar qual a principal dificuldade estava atravancando o processo e, se sobrasse tempo, apresentar o que já estavam fazendo nas paróquias. Após o almoço as respostas foram expostas a todos, juntamente com novos esclarecimentos.

Maria do Carmo, de Maringá, falou sobre a Iniciação à Vida Cristã

Maria do Carmo, de Maringá, falou sobre a Iniciação à Vida Cristã

O Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, comentou os assuntos tratados na Assembleia Geral dos Bispos: as novas diretrizes da ação evangelizadora, a eleição da pPresidência daquela entidade e dos presidentes das 12 comissões pastorais, a escolha do representante no Conselho Episcopal Latino Americano e os delegados para o Sínodo sobre a Família. Houve uma sessão comemorativa pela passagem dos 50 anos de encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II, com participação de membros de outras igrejas.

Padre Leandro Rech comentou os dados da pesquisa sobre a distribuição do Jornal da Arquidiocese e o uso do Sistema de Gerenciamento e Contabilidade Paroquial, aos quais preparam retorno. Padre Vilson Groh elogiou o curso do clero sobre o Papa Francisco conduzido pelo Pe. José Besen e convidou para o próximo, sobre a misericórdia no Evangelho de Lucas, com o Pe. Siro de Oliveira.

                                                                                     

  Por: Pe. Isaltino Dias – Secretário Geral

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*