Retiro de São José mobiliza fiéis da Arquidiocese

>
>
Retiro de São José mobiliza fiéis da Arquidiocese

Os fiéis da Arquidiocese de Florianópolis foram convidados a viver intensamente o chamado do Papa Francisco ao Ano de São José através do um retiro online sobre a Carta Apostólica “Patris Corde – Com coração de Pai”. Realizado entre 26 e 30 de abril, o evento reuniu centenas de pessoas nas transmissões ao vivo nas redes sociais oficiais da arquidiocese, que somam mais de 18 mil visualizações.

O Arcebispo de Florianópolis saudou os fiéis online em um vídeo na abertura do retiro. Em sua mensagem, Dom Wilson Tadeu Jönck recordou a todos que a Arquidiocese foi criada no dia 19 de março, dia de São José, e que os três seminaristas – dois deles com o nome de José – escolheram a data dedicada a São José Operário, 1º de maio, para receber a ordem do diaconato no dia 1º de maio.

“São José é aquele a quem foi confiado o cuidado da Sagrada Família, o cuidado de Nossa Senhora e do Menino Jesus. Esta mesma responsabilidade também nos é colocada nas mãos. Também nós devemos cuidar do ‘bom nome’ de Nossa Senhora, do ‘bom nome’ do Menino Jesus. Que esse ano de São José avive essa certeza dentro de nós, esse pedido do próprio Deus para nós como foi para São José. Eu desejo a todos que esse retiro seja um momento de graça, de aprofundamento para discernir aquilo que Deus quer de nós, assim como São José também pôde discernir aquilo que Deus queria dele; e ele foi fiel. Que nós tenhamos essa mesma graça!”, destacou o arcebispo.

“Alegro-me ao ver como, neste retiro, ficou evidente o grande amor que nosso povo tem por este santo tão amado por Jesus e Maria”, afirmou o Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Vitor Galdino Feller, que conduziu as reflexões de cada dia no retiro.

O retiro gratuito aconteceu através de reflexões diárias nas redes sociais oficiais da Arquidiocese. A cada dia, uma parte da carta apostólica foi apresentada por pessoas convidadas, em uma transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.

Os vídeos estão disponíveis nas redes sociais da Arquidiocese e no site. Acesse clicando aqui.

Sobre a Patris Corde

O documento, lançado pela passagem dos 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, foi apresentado pelo pontífice no último dia 8 de dezembro.

As reflexões do Papa Francisco retomam a mensagem contida nos poucos versículos transmitidos nos Evangelhos para destacar ainda mais, assim como seus antecessores, o papel central de José na história da Salvação: o Beato Pio IX o declarou “Padroeiro da Igreja Católica”, o Venerável Pio XII o apresentou como “Padroeiro dos Trabalhadores”, e São João Paulo II como “Guardião do Redentor”.

Ano de São JoséDom Wilson Tadeu JönckPatris CordePe. Vitor Galdino FellerRetiro de São José

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA