Retiro arquidiocesano dos GBF/CEBs reflete tema “Nas mãos do Oleiro”

>
>
Retiro arquidiocesano dos GBF/CEBs reflete tema “Nas mãos do Oleiro”

“Deixa-te modelar! Tu não sabes o que Deus fará de ti! Dá-lhe teu coração, e permite que Ele assuma a direção! Deixa-te trabalhar! Maravilhas há de o Pai realizar! Ele só quer o teu bem, o que te convém! Deixa-se despojar! Teu vazio se encherá da Sua Luz! Sem nada em ti reter, ao Senhor entrega inteiro o teu ser! Deixa-te libertar! E nas asas do amor tu voarás… Deixa-te conduzir, e o Espírito de Deus te levará por céu e mar sem fim, se lhe deres todo o espaço e fores sim! Nas mãos do Pai estarás livre, seguro, em paz! Não tenhas medo! Ele é teu segredo! DEUS – ninguém mais.”

retiro gbf 16 (2)Nos dias 02 e 03 de julho aconteceu o retiro arquidiocesano dos Grupos Bíblicos em Família (GBF) e Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs), no Centro de Espiritualidade Imaculada Conceição, em Nova Trento. Participaram 83 animadores/as e membros dos GBF/CEBs, representando 32 paróquias, além da equipe organizadora: Maria Glória da Silva coordenadora arquidiocesana dos GBF, Patrícia de Abreu coordenadora arquidiocesana das CEBs e Lucelaine Lodetti coordenadora da forania de Tijucas e o assessor.

O assessor, Pe. Gercino Atílio Plazza, conduziu o retiro abordando o tema “Nas mãos do Oleiro”, com várias dinâmicas e momentos de reflexão, meditação da Palavra, contemplação e silêncio.

retiro gbf 16 (6)Além de suas falas e meditações durante o dia, a noite foi realizado um momento mariano, contemplando os rostos de Maria e sua importância na nossa vida, finalizado com a ladainha cantada, meditada e a coroação de Nossa Senhora.

gbf_retiro_16 (3)Após o jantar, Pe. Gercino motivou o momento penitencial, onde os participantes rezaram e meditaram o texto “As palavras de Jesus na cruz”, preparando-os para a confissão individual.

O domingo iniciou com a contemplação a natureza, a criação, louvando e agradecendo o Criador. Depois, houve mais um espaço para a reflexão e a meditação. O assessor levou o texto: “Resgatando a Alegria de servir” e foi conversando passo a passo interagindo com os retirantes. 1- Cultivar a Alegria; 2- Ser Manso e Humilde; 3- Servir com Gratidão; 4- Ser terno em tudo; 5- O poder do Encontro; 6- Promover a unidade e a misericórdia; 7- Dialogar com Deus; 8- Deus cuida de você. “Estes passos nos leva a uma espiritualidade solidária, participativa, e a alegria de podermos servir a Deus através dos GBF em nossas comunidades”, destacou um retirante.

gbf_retiro_16 (4)“O retiro contemplou seu objetivo de refletir, meditar a Palavra de Deus deixando-se modelar pelo Oleiro. As partilhas pós-dinâmicas, como: a sala bagunçada foi muito boa; o momento do barro nas mãos do oleiro; a de um conduzir o outro com os olhos fechados; o momento Mariano; a oração da manhã ao ar livre contemplando a natureza e louvando o Criador, tudo bom, organizado e bem conduzido”, destacou a coordenadora arquidiocesana dos GBFs, Maria Glória Silva, apoiada em depoimentos de outros retirantes.

O encontro foi encerrado com a Celebração da Eucaristia. “Ficou a gratidão a Deus pela participação de todos e todas, pela alegria e harmonia que iniciou e permaneceu durante todo o retiro”, conclui Maria Glória.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA