Rede de Projetos da Ação Social da Trindade realiza encontro de capacitação com a presença de dois juízes

>
>
Rede de Projetos da Ação Social da Trindade realiza encontro de capacitação com a presença de dois juízes

A Ação Social da Trindade (AST) realizou na sexta-feira, dia 14 de abril, o encontro de capacitação de funcionários e voluntários da Rede de Projetos Sociais.

Foram convidados para palestrar no evento o Dr. Alexandre Takaschima, juiz de Direito da 2ª Vara Criminal de Lages, Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e a Dra. Brigitte Remor de Souza May, juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca da Capital de Santa Catarina.

A Dra. Brigitte May desenvolveu uma reflexão sobre os desafios e cuidados com crianças e adolescentes e a garantia de seus direitos. Abordou a escola como um local de diversidade e de saber lidar com o diferente, onde se tem oportunidade de aprender a respeitar o outro. Comentou que precisamos criar espaços de acolhida e de atendimento, onde todos sintam-se capazes de superar os desafios da vida. 

Na segunda abordagem do dia, o juiz Dr. Takaschima palestrou sobre a comunicação não violenta e a justiça restaurativa. O magistrado destacou a necessidade das pessoas se comunicarem a partir do autoconhecimento, da capacidade de se verem com suas emoções, sentimentos e necessidades e como tomar decisões assertivas.

“Ser sincero, verdadeiro consigo e com o outro através do seu exemplo”, isso é comunicação não violenta, afirma o juiz Takaschima, ao ressaltar a importância de saber em quem confiar. 

O encontro também apresentou o trabalho desenvolvido pelas três casas de assistência sócio-educacional da Rede de Projetos da AST: Casa São José, Creche São Francisco de Assis e Casa da Criança do Morro da Penitenciária, ambas na região da Trindade, em Florianópolis. Através de apresentação, oferecida pelos gestores das instituições, foram detalhadas ações em andamento e os desafios atuais enfrentados nas instituições.

O presidente da AST, frei Rivaldo Vieira (OFMCap), em sua fala, destacou a importância de divinizar a humanidade a partir da humanidade de Cristo. “Se a gente olhar os gestos humanos de Jesus, seu comportamento humano, e se espelhar nele, a gente alcança a divindade”, diz.

Agradecimentos

Frei Rivaldo agradeceu as assistentes sociais da Rede, Dyana, Veronice e Deise, por serem sensíveis às dores da humanidade e pelo empenho destinado à retomada dos encontros de formação. Na ocasião estendeu a gratidão aos palestrantes e aos participantes.

A Dra. Brigitte expressou que esse trabalho é maravilhoso e que esses projetos fazem toda a diferença na vida das crianças, dos adolescentes e das famílias da comunidade atendida. “Parabéns a todos!”, exclamou. 

Já o Dr. Alexandre disse que estar participando do evento é uma oportunidade de diálogo e de aprendizagem e que os profissionais são importantes no trabalho realizado. “Eles são o grande mérito desse evento”, acrescentou. 

Ao agradecer a todos pela troca de experiências e pelo fortalecimento do Fórum das Políticas Públicas da Capital, a coordenadora da Rede, Dyana Ayres, relatou que a capacitação surgiu por meio dos orientadores sociais que identificaram a necessidade de conhecimento em relação à proteção da criança e do adolescente.

Para o segundo semestre está previsto um novo encontro de capacitação.

Por José Allison Santos
Assessor de Comunicação
Paróquia Santíssima Trindade

Fotos: José Allison

Ação Social da Trindade (AST)Paróquia Santíssima Trindade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA