Quarta-feira de Cinzas abre Tempo da Quaresma

>
>
Quarta-feira de Cinzas abre Tempo da Quaresma

As paróquias e comunidades da Arquidiocese viveram um momento intenso de oração e comunhão nas celebrações de Cinzas que abrem o Tempo da Quaresma, neste ano, em 22 de fevereiro. Segundo dados da Assessoria de Comunicação, os fiéis católicos puderam participar de mais de 350 missas ou celebrações da Palavra nos 30 municípios abrangidos pelo território arquidiocesano.

O Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, presidiu a missa da noite na Catedral Metropolitana, no centro da Capital. Em sua homilia, destacou os três pilares para a vivência do Tempo Quaresmal – a esmola, a oração e o jejum – como aspectos fundamentais da vida de todo o cristão. Segundo o arcebispo, cada pilar nos ajuda em um ponto nos relacionamentos que cultiva-se na vida cristã: a esmola ajuda no relacionamento com o outro e na fraternidade; a oração, no relacionamento com Deus e na busca da intimidade com Ele; e o jejum, no relacionamento consigo mesmo, com os próprios desejos e limitações.

Dom Wilson citou ainda a Campanha da Fraternidade, especialmente o tema deste ano, como oportunidade de exercitar a obra de misericórdia “dar de comer a quem tem fome”. “Devemos lembrar que somos irmãos daqueles que conhecemos e daqueles que não conhecemos. A fraternidade é uma das maiores contribuições do cristianismo para a sociedade ocidental. Tenho convicção que, no mundo, há alimento para todos, mas ainda não conseguimos levá-lo para todas as mesas. Não podemos descansar até que todos estejam satisfeitos nessa necessidade fundamental”, alertou.

Papa: “Sem Deus, somos apenas pó”

O Papa Francisco, em sua homilia na Quarta-feira de Cinzas, convidou os fiéis a percorrerem as sendas da oração, do jejum e da esmola não como ritos exteriores, mas como comportamentos que renovam o coração.

Quantas desatenções e superficialidades nos distraem daquilo que conta, acrescentou Francisco, lembrando que a Quaresma é “um tempo de verdade”, para fazer cair as máscaras; para lutar – como disse Jesus no Evangelho – contra as falsidades e a hipocrisia: não as dos outros, mas as nossas.

“Não desperdicemos a graça deste tempo sagrado: fixemos o olhar em Jesus crucificado e caminhemos respondendo generosamente aos fortes apelos da Quaresma. No final do percurso, encontraremos com maior alegria o Senhor da vida, o único que nos fará ressurgir das nossas cinzas”, finalizou o Santo Padre.

QuaresmaQuarta-feira de Cinzas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA