Projeto Moradia Primeiro é tema de reunião da Pastoral do Povo de Rua com Dom Wilson

>
>
Projeto Moradia Primeiro é tema de reunião da Pastoral do Povo de Rua com Dom Wilson

Na manhã desta quinta-feira, 25 de maio, aconteceu uma reunião entre representantes da Pastoral do Povo de Rua, pessoas em situação de saída da rua e o Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj. O objetivo do encontro foi apresentar ao arcebispo o Projeto Moradia Primeiro da perspectiva daqueles que fazem parte das ações desenvolvidas.

O projeto Moradia Primeiro é um modelo de moradia desenvolvido a partir dos anos 1990 baseando-se no conceito de que a primeira e principal necessidade de um indivíduo em situação de rua é obter moradia estável e, que os outros problemas, podem e devem ser abordados após o acesso a moradia. O projeto visa possibilitar de forma imediata a moradia, gerando com isso a oportunidade de superação da situação de rua e o suporte para o mundo do trabalho.

Alguns dos presentes no encontro foram atendidos pela pastoral através do projeto e deram seu depoimento sobre como foram ajudadas. “Ter uma moradia e ter dignidade, ser respeitado, poder lavar roupa, olhar no espelho… nos transforma, acaba nos dando dignidade humana” diz um dos beneficiados pelo projeto. Em outro depoimento é dito que quando se tem uma moradia as pessoas são levadas a ter ânimo, as fazendo desistir do suicídio, entre outros atos contra a vida.

Atualmente o projeto já atendeu 57 pessoas em cidades da Grande Florianópolis. Destas apenas cinco pessoas voltaram para rua, porém, o atendimento a eles continua sendo realizado pela pastoral.

Um dos desafios apresentados durante a reunião é a sustentabilidade do projeto, que necessita de doações para arcar com o custo dos aluguéis. Diante disto Dom Wilson incentivou os presentes “nunca desistam de vocês” e completou “há um mundo de pessoas generosas, as vezes precisam ser cutucadas, mas há, muita gente para fazer o bem”.

Quer conhecer melhor o Projeto Moradia Primeiro? Acesse este link e saiba como ajudar a manter este projeto vivo e ativo em nossa Arquidiocese.

Moradia PrimeiroPastoral do Povo de Rua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA