Procissão do Senhor dos Passos, em Florianópolis, espera 50 mil pessoas

>
>
Procissão do Senhor dos Passos, em Florianópolis, espera 50 mil pessoas

Há 257 anos a Procissão do Senhor Jesus dos Passos mantém-se como uma das maiores festas de fé e de religiosidade popular de Santa Catarina. Ela está ligada à tradicional Irmandade que lhe dá o nome e ao Imperial Hospital de Caridade, que se constitui no braço social e assistencial da bicentenária instituição.

São quatro as cerimônias mais importantes desta festa: a lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, três dias antes da procissão, por crianças de até seis anos; a missa e a Procissão do Carregador no Sábado de manhã, com a mudança das alfaias do Hospital para a Catedral; à noite a Procissão das imagens do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores e no Domingo à tarde a Procissão com o Sermão do Encontro das duas imagens.

A Festa em honra ao Senhor Jesus dos Passos inicia no dia 19 de março, domingo, com a missa de investidura de Novos Irmãos e Irmãs da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, às 8h, na Capela Menino Deus. Na quarta, quinta e sexta-feira seguinte, dias 22, 23 e 24, haverá missa e bênção do Santíssimo Sacramento, às 19h.

No fim de semana dos dias 25 e 26 de março acontecem os eventos principais da festa. No sábado, haverá missa e Procissão do Carregador às 7h30. Às 17h, é celebrada a missa em honra ao Senhor Jesus dos Passos. Às 20h, acontece a transladação da imagem do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana. No domingo, haverá missa às 9h30 na Catedral, com a participação da Irmandade. A Procissão do Encontro das imagens acontecerá às 16h, em frente à Catedral Metropolitana.

Mantém-se como uma das maiores e mais antiga manifestação de fé e religiosidade popular de Santa Catarina, sendo o primeiro evento registrado como Bem Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Santa Catarina, no Livro de Registro das Celebridades, publicado no Diário Oficial do Estado – nº 17.951, de 22/08/2006, página 14, conforme Decreto 2.504/2004. E em setembro de 2018 recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Para saber mais, acesse: https://www.facebook.com/procissaosenhordospassos, ou o Instagram: https://www.instagram.com/procissaosenhordospassos/.

Procissão do Senhor dos Passos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA