Preparação para vida matrimonial é prioridade da Pastoral Familiar

>
>
Preparação para vida matrimonial é prioridade da Pastoral Familiar

48be66f1-da79-4e58-899f-87ca0d2da5eaEncontros de noivos ganham novo formato com a presença e orientação de um casal agente

 

O Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial, prioridade deste ano da Pastoral Familiar Regional Sul IV, está entre as preocupações do Papa Francisco em sua Exortação Amoris Laetitia (A Alegria do Amor- AL), divulgada no dia 08 de abril.

O Setor Pré-Matrimonial orienta que a preparação para o matrimônio deve ser feita tendo como base o guia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e incentiva que, além dos encontrões com os casais, aconteça também a opção de uma preparação personalizada.

Diz o Papa na Exortação que “precisamos oferecer uma preparação que faça amadurecer o amor dos noivos com um acompanhamento rico de proximidade e testemunho. São muito úteis os encontros e as palestras. Entretanto, são indispensáveis alguns momentos personalizados, dado que o objetivo principal é ajudar cada um a aprender a amar a pessoa com quem pretende partilhar a vida inteira” (AL 208).

Alinhado a este pensamento, o modo de preparação apresentado na formação de março do Sul IV em Xanxerê (SC), sugere que um casal de agentes assuma o acompanhamento de um casal de noivos, por um período de dois a três meses, repassando em encontros personalizados o conteúdo do guia.

Para tanto, a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Familiar tem visitado as foranias e paróquias, colocando-se à disposição para formar agentes. Explica, ainda, a necessidade de que os encontros tenham no mínimo dez horas, sigam o guia e tenham a opção personalizada.

No clima da Exortação Pós Sinodal, estão previstos para o mês de maio, dia 18, às 16h, a Sessão Solene da Câmara Municipal de Florianópolis, em homenagem às famílias e dia 22, o Festival da Família, na Beira Mar Continental, como parte do Jubileu das Famílias.

Vivamos este clima unidos ao Cristo Ressuscitado, pois como nos diz o Papa: “Se a família consegue concentrar-se em Cristo, ele unifica e ilumina toda a vida familiar” (AL 317).

Por: Sarita e Mário Prisco – Coordenação Arquidiocesana de Pastoral Familiar

Matéria publicada na edição de maio de 2016, do Jornal da Arquidiocese, página 09

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA