Peregrinação Caminhos de Santa Paulina foi marcada por emoção e devoção

>
>
Peregrinação Caminhos de Santa Paulina foi marcada por emoção e devoção

A 8ª Peregrinação “Caminhos de Santa Paulina” foi marcada por muita emoção e devoção a primeira santa do Brasil. A caminhada aconteceu no sábado, 09 de junho, e contou com a participação de 300 caminhantes e 60 voluntários, vindos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e 24 cidades de Santa Catarina, que percorreram aproximadamente 30Km pelo interior de Nova Trento/SC.

Em comunhão com o Ano Laicato, o tema da caminhada foi “Santa Paulina: Sal da terra e Luz para o mundo”, que teve como objetivo proporcionar a oração e provocar a reflexão sobre o protagonismo cristão. A peregrinação teve início às 06h com a celebração do envio na Igreja Matriz da Paróquia São Virgílio, após caminhada até aS Capelas Santa Ágata, Santo Antonio, São Cristóvão e Oratório Cristo Rei.

O almoço foi servido no salão do Calvário, no bairro Trinta Réis, e após os peregrinos seguiram até a Capela São Roque, Oratório São José e encerramento no Santuário Santa Paulina às 19h. Em todas as capelas e oratórios, foram realizadas paradas, alimentação e durante o trajeto, os peregrinos rezaram o terço, outras orações e cantos.

Os organizadores do evento entregaram aos responsáveis pelas capelas e oratórios uma vela como lembrança da peregrinação. No oratório Cristo Rei, os coordenadores do espaço, Danilo e Carolina Rover, estavam completando 60 anos de casado. Por isso, o Reitor do Santuário, Pe. Napoleão Lauriano dos Santos, dedicou suas palavras aos casais que estavam na caminhada e realizou a renovação dos votos matrimoniais com todos os casais.

“Foi muito bom ter participado desta caminhada! Está é a sétima vez que estou aqui, só não participei da primeira edição. É uma renovação para nossa espiritualidade e pretendo voltar no ano que vem! ”, afirma a empresária de São João Batista, Erotides Inácia Mafessoli, de 76 anos.

Os devotos, além de participarem do percurso, agradecem por milagres, mas alguns também pedem a intercessão de Santa Paulina. Karen Michele Militão deu depoimento durante a caminhada sobre a graça alcançada por sua irmã. “Minha irmã participou no ano passado da caminhada. Este ano, quando recebi as fichas de inscrição, fui convidá-la e então me contou que não poderia participar, pois estava grávida. De acordo com os médicos, ela não poderia engravidar. Segundo ela, durante a caminhada do ano passado pediu a intercessão de Santa Paulina para que pudesse conceder este milagre”.

Os peregrinos chegaram ao Santuário no início da noite, às 19h30, cada um com uma vela na mão recepcionados com o badalar dos sinos, fogos e música. “Vocês saíram da Igreja Matriz na escuridão e chegaram ao Santuário também à noite. As velas que trazem representam que vocês não possuem medo da escuridão! ”, afirma o reitor do Santuário, Pe. Napoleão, ao concluir a peregrinação.

O evento foi organizado pelo Santuário Santa Paulina, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e da Paróquia São Virgílio. “Agradecemos a todos os coordenadores das Capelas e Oratórios pelo carinho e acolhida. Que Santa Paulina abençoe a todos os voluntários e peregrinos que participaram da caminhada! ”, afirma a diretora do Santuário, Ir. Anna Tomelin.

A próxima caminhada já está prevista para o próximo ano e a data será divulgada no início de fevereiro de 2019. Você pode acompanhar a abertura das inscrições no site ou na página do santuário.santapaulina e no facebook.

 

Texto e fotos: Guilherme Melim

Comunicação e Marketing do Santuário Santa Paulina 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA