Pe. Paulo de Coppi, PIME, falece aos 88 anos

>
>
Pe. Paulo de Coppi, PIME, falece aos 88 anos

Neste dia 5 de fevereiro, faleceu o missionário italiano Pe. Paulo de Coppi, PIME, aos 88 anos, em Rancio de Lecco, na Itália. Por quase 30 anos, Pe. Paulo se dedicou em missão na Arquidiocese de Florianópolis, com total dedicação ao trabalho de animação missionária e junto à juventude. Seu legado, porém, vai muito além dos limites geográficos da capital catarinense. Sua atuação para o desenvolvimento de uma cultura missionária na Igreja, numa evangelização próxima e eficaz especialmente com as crianças, adolescentes e catequistas, permanecerá para sempre na história da Igreja do Brasil.

No dia 18 de setembro de 2022, Pe. Paulo despediu-se do Brasil e retornou a Itália, a sua terra natal. Além da capital catarinense, ele trabalhou no Amapá e na Itália.

Missão para Leigos na Bahia

Pe. Paulo foi o motivador que iniciou as Santas Missões Populares na Diocese da Barra, no ano 2000 e que até hoje a Arquidiocese participa das missões no sertão baiano.

Esta experiência começou através da presença do Pontifício Instituto Missionário (PIME) na arquidiocese, na pessoa do Pe. Paulo, grande propulsor na animação missionária na região. Então, nas férias no início de 1999, Pe. Paulo procurou o Pe. Jacob Archer, para estudar a possibilidade de levar um grupo de leigos para fazer missões em sua paróquia. Pe.Jacob estava, desde 1998, como pároco na Catedral da Diocese da Barra, no sertão baiano. A resposta de Pe. Jacob foi que precisaria conversar com Dom Luis Cappio, o bispo diocesano, e com a equipe da paróquia da Barra. Se desse certo, já poderia ser no ano seguinte, isto é, em 2000. Após a conversa com bispo e a equipe, todos concordaram para que acontecesse as Santas Missões Populares.

Pe. Paulo com pe. João (Pime) e algumas pessoas da Arquidiocese de Florianópolis em sua despedida do Brasil.

Ao receber a resposta positiva, logo o Pe. Paulo De Coppi começou a preparar aqui na Arquidiocese um grupo de pessoas para participar desta missão. O primeiro grupo contemplou leigos e leigas, seminaristas, sacerdotes, religiosas e diáconos que, no dia 17 de julho de 2000, partiram a caminho da Diocese da Barra no sertão da Bahia.

Jornal Missão Jovem

O Missão Jovem nasceu em Florianópolis (SC) no mês de agosto de 1986. Embora com breve existência, o Jornal esteve presente no Brasil inteiro e em mais 50 países. Mas, o que foi que motivou o surgimento do Jornal? Quem o idealizou foi o Pe. Paulo depois de visitar dezenas de paróquias, grupos de jovens e muitas escolas da cidade e do interior, começou a se questionar sobre a validade desse corre-corre que, embora feito com muito entusiasmo, deixava-lhe a clara impressão de estar realizando um trabalho sem continuidade. Diante disso, buscou outras formas de se comunicar com as comunidades e, em particular, com os jovens. Por isso, lançou o jornal. A partir de 2012, a sede do jornal veio para São Paulo (SP), e em 2020 teve suas últimas edições impressas.

Pe. Paulo também teve um papel fundamental no início da Infância e Adolescência missionário na aqui em Florianópolis, fundou os jornais Missão Jovem e O Transcendente, que eram distribuídos por todo o Brasil.

nota de falecimentoPe. Paulo de CoppiPIME

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA