Pe. Jacob Archer retorna depois de 21 anos em missão

>
>
Pe. Jacob Archer retorna depois de 21 anos em missão

Neste dia 2 de abril, a Paróquia São Virgílio, de Nova Trento, deu boas vindas ao seu novo vigário paroquial Pe. José Jacob Archer, que retorna após 21 anos em missão na Bahia e no Amapá.

Para o Pe. José Jacob Archer o desejo de ser um padre missionário veio antes de ser ordenado: “Onde eu morava, Brilhante/Itajaí, até os 11 anos, sempre visitavam Padres Missionários, e isso me chamou atenção. Depois me espelhei em Padres da Arquidiocese de Florianópolis que iam para as Missões Além-fronteiras.”

Em 1996, Pe. Jacob foi para a Diocese da Barra e Ruy Barbosa, na Bahia. Ficou na Bahia durante 14 anos. No ano de 2015, com toda a sua experiência missionária foi para uma nova missão, agora na Diocese de Macapá, convidado por Dom Pedro José Conti e enviado pela Assembleia Arquidiocesana em 2014. Com imensa alegria, atendendo ao chamado de Cristo e ao apelo do Papa Francisco para dar mais atenção à Amazônia, Pe. Jacob foi trabalhar nos municípios de Amapá e Calçoene, e Tartarugalzinho e Pracaúbas.

Pe. Jacob relata que só retornou da missão com a ida do Pe. Luiz Fraga para o Amapá, pois é difícil encontrar padres para as missões além-fronteiras. “É importante a nossa Arquidiocese de Florianópolis ter sempre padres nas missões”, disse Pe. Jacob.

Antes de seu retorno, ele visitou as comunidades de Tartarugalzinho e Pracaúbas, para celebrar e se despedir. Também passou em Calçoene e na Matriz de Amapá, onde trabalha Pe. Josemar Silva desde 2018. Ao se despedir, Pe. Jacob relatou: “É fazer força para não se emocionar e até chorar. Gostei muito de ajudar a Diocese de Macapá. Precisamos manter essa frente missionária”.

Quando Pe. Jacob decidiu voltar, depois de 21 anos em missão, foi nomeado por Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ para trabalhar como vigário paroquial na Paróquia São Virgílio, em Nova Trento. “A expectativa é muito grande. Sempre trabalhei em paróquias com mais comunidades do interior. Em junho vou completar 43 anos de presbiterado, e meu lema é: ‘Comigo está o Senhor. Nada temo (Sl 118,6)”, destacou.

Missão no Amapá

Pe. José Jacob Archer foi o primeiro padre a ser enviado pela Arquidiocese de Florianópolis para servir na Igreja da Amazônia, no início de 2015, em missão na Diocese de Macapá, decisão aprovada na Assembleia Arquidiocesana no ano anterior.

No Congresso Missionário Arquidiocesano, realizado em fevereiro de 2018, mais um missionário, o Pe. Josemar Silva, é enviado a somar forças no trabalho de evangelização junto ao Pe. Jacob, que atendia a duas paróquias, compreendendo quatro municípios.

Ainda no ano de 2018, Dom Wilson visita a missão no Amapá e, em 2019, um grupo de missionários da Arquidiocese participou das Santas Missões Populares que aconteceram nas duas paróquias onde estão os dois padres catarinenses.

Após sete anos de doação e entrega, Pe. Jacob volta para a Arquidiocese em março de 2022, com Pe. Luiz assumindo seu posto, atendendo a Paróquia João Paulo II que compreende os municípios de Tartarugalzinho e Pracaúbas.

Na Arquidiocese de Florianópolis, o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) acompanha as atividades e experiências missionárias na vida pastoral da Igreja. A Arquidiocese conta também, há quatro anos, com uma Secretaria de Animação Missionária, disponível de modo fixo na Cúria, para auxiliar esse trabalho de acompanhamento e animação das atividades missionárias, uma das únicas do Brasil.

Paróquia São VirgílioPe. Jacob Archer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA