Pastoral e Ensino Religioso ampliam reflexões em fórum catarinense

>
>
Pastoral e Ensino Religioso ampliam reflexões em fórum catarinense

Fórum de Pastoral e Ensino Religioso (4)Catequistas, pastoralistas, professores e representantes de colégios católicos do de Santa Catarina estiveram reunidos, nos dias 21 e 22 de agosto, para o Fórum Catarinense de Pastoral Escolar e Ensino Religioso. O evento aconteceu no Provincialado Coração de Jesus, em Florianópolis, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica – ANEC/SC.

O tema central do debate foi “Pastoral e Ensino Religioso: diferenças e complementariedades”. As reflexões da tarde do primeiro dia foram mediadas pelo Prof. José Ricardo Baptista que ajudou os participantes no processo de diferenciação entre Ensino Religioso, Pastoral Escolar e Catequese.

Já no segundo dia, o Prof. Rodinei Balbinot destacou que a Pastoral Escolar “é o jeito de ser da escola católica, é sua própria identidade” e, por isso, deve permear as ações pedagógicas e disciplinas do currículo. Segundo Balbinot: “Na escola católica, um currículo que busca desenvolver competências e habilidades sem a dimensão espiritual e pastoral é como um corpo sem vida, sem alma”.

Para o Prof. Anerino Candido Galdino, do Colégio Santa Catarina, de Florianópolis, “o Fórum foi de grande importância para entendermos que a escola, em suas várias frentes, precisa respirar pastoral. Ou seja, a pastoral deve nortear todos os processor e projetos da escola”.

Fórum de Pastoral e Ensino Religioso (3)Na opinião de Valquíria Cidral, coordenadora da Pastoral Escolar do Colégio São José, em Itajaí, “foi de singular valor formativo participar e estar com tantas escolas com o mesmo ideal, pensando o Ensino Religioso e a Pastoral Escolar. Temos ‘carência’ de encontros de formação como este e agradeço a iniciativa da ANEC/SC”.

Parte das reflexões desse encontro repercussões do Congresso Nacional de Educação Católica que aconteceu no mês de julho, em Curitiba. E ainda este ano acontece o Congresso Mundial de Educação Católica, de 18 a 21 de novembro, em Roma.

 

* Com a colaboração de Ricardo Marques e Jairo Rambo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA