Pastoral do Migrante é destaque no Fórum Social da Arquidiocese

>
>
Pastoral do Migrante é destaque no Fórum Social da Arquidiocese

forum - migrantesA Ação Social Arquidiocesana (ASA) promoveu, no dia 18 de maio, o Fórum das Pastorais Sociais, Entidades e Ações Sociais Paroquiais, na Paróquia São Judas Tadeu, em Barreiros, São José. Reuniu aproximadamente 40 representantes de diferentes paróquias da Arquidiocese.

O tema principal do encontro foi o trabalho desenvolvido pelas paróquias com os imigrantes. Houve, também, a partilha sobre a atuação com os estrangeiros na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, da Prainha. Em média, 70 imigrantes são atendidos diariamente na paróquia com demandas de regularização de documentos e atendimento das necessidades básicas como alimentação, vestuário, moradia, cursos de língua portuguesa e emprego.

Na ocasião ainda foram apresentados orientações e procedimentos de atendimento aos estrangeiros.

Como encaminhamento, sugeriu-se criar um grupo de apoio aos imigrantes e refugiados na Forania de Itajaí. “Como também, fomentar grupos nas paróquias que trabalham com a demanda desses estrangeiros. Outra ideia é a promoção de uma audiência pública sobre o tema”, disse o secretário executivo da ASA, Fernando Batista.

O próximo fórum acontecerá na Paróquia São Vicente, em Itajaí, no dia 18 de agosto e terá como tema “a Pastoral da População em Situação de Rua”.

II Encontro da Caridade Social nas Foranias

Nos meses de junho e julho, a Ação Social Arquidiocesana promove quatro encontros de formação e troca de experiências da dimensão social da evangelização nas foranias.

O tema principal é “a mística de Jesus no caminho da misericórdia”, tendo como assessor o Pe. Vilson Groh. Podem participar diretorias, voluntários e lideranças, das pastorais e movimentos da Arquidiocese.

Agenda dos encontros

04/06 – 08h30 – Paróquia Santíssima Trindade – Foranias de Florianópolis Centro Sul, Norte e Continente.

18/06 – 08h30 – Paróquia de Tijucas – Foranias de Itapema, Biguaçu e Tijucas.

09/07 – 08h30 – Paróquia Monte Alegre – Foranias de Itajaí, Brusque e Camboriú

A definir – Paróquia Santa Cruz – Foranias de São José, Palhoça, Barreiros e Santo Amaro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA