Pastoral da população em situação de rua se reúne em Campinas

>
>
Pastoral da população em situação de rua se reúne em Campinas
Padres Vilson e Alceoni
Padres Vilson e Alceoni na coordenação do encontro em Campinas.

No último sábado, 16, reuniram-se em Campinas, São José, sob a coordenação do Pe. Vilson Groh e do Pe. Alceoni Berkenbrock, representantes das Paróquias dos Sagrados Corações, de Barreiros, São João Evangelista, de Biguaçu, e Santo Antônio, de Campinas, juntamente com a representante da Ação Social Arquidiocesana (ASA), Coria, tendo como tema central, a fundamentação bíblica acerca da definição de uma Pastoral da População em Situação de Rua.

Padre Vilson Groh utilizou-se do texto do Evangelista Lucas (21,13-35), que relata a passagem dos discípulos de Emaús em três momentos: a escuta, o acolhimento e o integrar. O primeiro refere-se a Jesus entrando na vida daqueles discípulos, fez-se próximo sem julgar, fez perguntas criando memória e caminhou com eles. O segundo momento tratou da volta à comunidade, onde os discípulos acolhem Jesus em sua casa e, através da partilha, seus olhos se abriram e o reconhecimento a Jesus se deu no simples gesto de partir o pão. Por fim falou do seguir em missão.

56O padre, que é o presidente do Instituto que leva o seu nome, relatou suas experiências com moradores de rua onde, com a ajuda de 130 voluntários, distribui, todos os domingos, 230 almoços nas imediações do centro de Florianópolis às pessoas que nada tem para alimentarem-se.

 Relatou também o seu desejo de ver em cada paróquia uma casa de acolhimento para moradores de rua, onde se possa dar de comer, cuidar da higiene pessoal e vesti-los dignamente, para em um segundo momento, fazer a integração destas pessoas na sociedade. Ele afirma: “A realidade dos moradores de rua evangelizam as paróquias, as faz saírem do individualismo da comunidade”.

Ao final da reunião foram compartilhadas as experiências que cada um possui com moradores de rua, informando as ações tomadas e os resultados obtidos.

A próxima reunião está marcada para o dia 13 de agosto, na Paróquia dos Sagrados Corações, em Barreiros, onde serão convidados representantes de algumas casas que cuidam de dependentes químicos.

A Paróquia Santo Antônio esteve representada por Cândida Hames e Edson, da Ação Social Paroquial, além de Maria Salete, Edvaldo, Maria de Lourdes, Jair Will, Gisele Hames e Robson.

www.paroquiasantoantonio.net

 

Por: Pascom Paróquia Santo Antônio com a colaboração de Robson Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA