Pastoral da Criança atende 3 mil crianças e gestantes na Arquidiocese

>
>
Pastoral da Criança atende 3 mil crianças e gestantes na Arquidiocese

“Quando as crianças são acolhidas, amadas, protegidas, tuteladas, a família é sadia, a sociedade melhora, o mundo é mais humano”, afirma Papa Francisco.

Saiba mais sobre a pastoral: www.pastoraldacriança.org.br

Por meio de orientações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, a Pastoral da Criança tem a missão de promover o desenvolvimento das crianças, desde o ventre materno até os seis anos. Este trabalho contribui também para a transformação das famílias e comunidades.

Atualmente a Pastoral da Criança tem 320 voluntárias na Arquidiocese e está presente em 16 paróquias. São 3 mil crianças e gestantes atendidas mensalmente.

A coordenadora dessa pastoral na Arquidiocese de Florianópolis, Irmã Terezinha Medeiros, comenta que a maior dificuldade é encontrar novos voluntários. Ela afirma que é “muito importante a dedicação das líderes, que acompanham a vida da família e buscam o resgate da mesma”. O trabalho realizado é “missionário e evangelizador”, complementa Irmã Terezinha.

Qualquer pessoa pode ser voluntária. Basta procurar a pastoral da paróquia mais próxima de sua casa e fazer o curso de capacitação.

Capacitação em Acompanhamento Nutricional

Voluntários no curso de capacitação

Em agosto de 2017, a Pastoral da Criança esteve reunida para uma Capacitação em Acompanhamento Nutricional. Na oportunidade foi colocada à disposição uma ferramenta que calcula o estado nutricional das crianças, de acordo com o Índice da Massa Corporal, e informa se a criança está no padrão, com sobrepeso, obesidade ou desnutrição. Tudo isso por meio do aplicativo AppNutri, que vai auxiliar os voluntários nas tarefas rotineiras. 

Reconhecimento

A Pastoral da Criança recebeu o Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues, na categoria Pastoral Social ou Movimento Eclesial, em novembro de 2017.

Matéria publicada na edição de fevereiro do Jornal da Arquidiocese, pág. 10.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA