A partir de agora, os grupos de jovens de todo país podem começar as vivências de mais uma Semana da Cidadania. O material, elaborado pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude (PJ), já está disponível em versão pdf para download livre.

São quatro materiais diferentes: apresentação, roda de conversa, roteiro de encontro e um roteiro de Ofício Divino da Juventude. A equipe que elaborou o material deste ano explica que a ideia é dinamizar a vivência da atividade.

A proposta é que a Roda de Conversa e o Roteiro de Encontro sejam realizados durante todo o mês de março. Nesses dois materiais existem propostas de Gestos Concretos que devem ser realizados durante a Semana da Cidadania, que acontece de 11 a 18 de abril. Já o Ofício Divino fica como uma proposta de Celebração para depois das atividades realizadas.

“Juventude, Mídia e Sociedade”: esse é o tema da Semana da Cidadania de 2015 que será realizada de 11 a 18 de abril pela Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Estudantil (PJE). O cartaz traz os elementos da temática que vai abordar a discussão da Comunicação e da Mídia na sociedade brasileira. O responsável pela arte é o baiano Aurélio Fred.

O artista ressaltou que tentou mostrar um olhar de utopia e esperança. “Esse cartaz mostra a utopia de quando nos deparamos com a questão da comunicação, pois hoje é muito difícil você ver na TV povos de realidades diferentes. Por exemplo, um palestino e um judeu se abraçando ou negros e índios apresentando programas. E você também pode ver na TV do cartaz uma mensagem de paz: o Papa soltando as pombas. Por isso que pensei a arte como algo utópico, porque tanto TV, jornais ou rádio não mostram o que a gente gostaria de ver”, destaca Aurélio.

Baixe o material

Fonte: Pastoral da Juventude (CNBB)

Semana-da-Cidadania(1)

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*