Partilha de vida e caridade destacam ações dos Grupos Bíblicos  

>
>
Partilha de vida e caridade destacam ações dos Grupos Bíblicos  
Os participantes do Grupo Bíblico Santa Terezinha, de Florianópolis, tem como rotina o engajamento social na Igreja.
Os participantes do Grupo Bíblico Santa Terezinha, de Florianópolis, tem como rotina o engajamento social na Igreja.

GBFs aprofundam exemplos do Evangelho nos encontros semanais

“Muita gente não dá importância ao Tempo Comum, mas grande parte da catequese de Cristo é passada neste período litúrgico”, observa a coordenadora arquidiocesana dos Grupos Bíblicos em Família (GBF), Maria Glória da Silva.

Neste mês foi lançado o livreto “Eu vos envio” para os GBFs da Arquidiocese de Florianópolis. O itinerário serve como guia para os encontros semanais que convidam a refletir a Palavra de Deus e fortalecer a vida em comunidade. Glória ainda destaca que “os grupos reunidos ganham ânimo, porque partilham os ensinamentos de Cristo, e criam vínculo no diálogo com os participantes”.

A caridade, muito enfatizada na liturgia dominical do Tempo Comum, também é motivada nos GBFs. Um dos exemplos que testemunham ações práticas na sociedade é o Grupo Santa Teresinha. Fundado em 2004, conta com 11 integrantes, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Entre as atividades desempenhadas pelos participantes está a visita ao Asilo Irmão Joaquim, onde realizam a oferta de donativos e investem tempo na partilha com os idosos. Há ainda a prestação de serviço odontológico junto à Pastoral Carcerária na Penitenciária de Florianópolis; o trabalho de evangelização com os enfermos do Hospital Celso Ramos. “Todos os membros exercem a missão evangelizadora quais abelhas silenciosas e produtivas do néctar do amor ao próximo”, usa da metáfora dona Lida Zandonatti.

“Por si só os grupos bíblicos se esforçam para ajudar as pessoas, seja na reaproximação com a Igreja ou até mesmo no acompanhamento às famílias carentes”, enfatiza a coordenadora arquidiocesana dos GBFs. Atualmente, em torno de 2.800 grupos estão articulados em toda a Arquidiocese, nas 13 foranias.

Prioridade

Os GBFs também estão entre as ações definidas no Plano de Pastoral da Arquidiocese de Florianópolis para o período 2012-2022. Faz parte da terceira urgência – Igreja, lugar de animação bíblica da vida e da pastoral – o fortalecimento dos grupos, por meio de formações permanentes para os animadores e a prioridade no estudo da Palavra de Deus.

Para participar de um grupo basta entrar em contato com a coordenação paroquial dos GBFs ou perceber entre os vizinhos a realização dos encontros semanais e se apresentar.

“Eu Vos Envio”

O livreto desta edição destaca a reflexão do Evangelho de São João, a motivação para o Ano da Paz e subsídios para o mês missionário. O volume tem encontros programados até a Festa de Cristo Rei. Depois começam os encontros do Advento e Natal.

Matéria publicada na edição de julho do Jornal da Arquidiocese de Florianópolis, página 10. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA