Paróquias da Região Norte recebem formação para a Catequese do Batismo

>
>
Paróquias da Região Norte recebem formação para a Catequese do Batismo

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Fazenda, em Itajaí, recebeu no sábado, 11 de março, a Formação para Catequistas do Sacramento do Batismo. O encontro, organizado pela Arquidiocese de Florianópolis em conjunto com a Paróquia da Fazenda, foi destinado às cinco foranias da região norte: Tijucas, Itapema, Balneário Camboriú, Brusque e Itajaí. Estiveram presentes os integrantes das equipes que desempenham a formação dos pais e padrinhos de catecúmenos que receberão o Sacramento do Batismo.

A partir das 13h30 aconteceu a chegada dos participantes, acolhidos por Padre João Assunção, pároco local. A animação musical também ocorreu no início da tarde e foi ministrada por Danilo Juari, pertencente à Paróquia Santíssimo Sacramento, do centro de Itajaí.

O encontro teve início às 14h. Padre Alcides Albony Amaral, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, tomou a palavra e nominou as paróquias presentes e suas foranias.

Em seguida, Irmã Marlene Bertoldi, Coordenadora Arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã – IVC, se dirigiu aos presentes. Em sua explanação, falou sobre a importância da caminhada catecumenal. Lembrou das diferenças entre os cursos de batismo e de noivos realizados antigamente e a nova forma de catequese aplicada através da IVC.

Ir. Marlene também refletiu a mensagem do Papa Francisco sobre o Batismo. Nele é citada a importância de saber o dia em que fomos batizados e o chamado a vivermos o batismo todos os dias. Concluiu sua participação ao falar sobre o papel do catequista no Sacramento do Batismo.

Dom Wilson Tadeu Jönck, Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, foi convidado a dirigir a palavra. Partilhou sobre oração e caridade e a necessidade de ambas estarem presentes em nossas vidas e fazerem parte da vida cristã, assim como na forma de celebrarmos o Batismo.

Pe. Alcides voltou a partilhar na sequência. Comentou cada passo do Itinerário do Catequista para o Sacramento do Batismo, material utilizado pelos catequistas nas reuniões com os pais e padrinhos.

Antes do encerramento, houve um momento para esclarecer dúvidas dos participantes, que também puderam testemunhar os frutos da nova forma de catequese utilizada atualmente. Dom Wilson concluiu o encontro com a bênção final.

No salão paroquial, todos foram recepcionados para um café ao fim da tarde, preparado pela comunidade local, antes de se dirigirem às suas casas.

No dia 18 de março acontece na Paróquia Sagrados Corações em Barreiros, São José, o mesmo encontro para as foranias da região sul da Arquidiocese de Florianópolis. Catequistas do Batismo da região norte que não puderam comparecer em Itajaí também estão convidados a participar.

Texto e fotos: Ricardo Dias
Pascom/Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Itajaí

Catequese para o Sacramento do BatismoParóquia Nossa Senhora de Lourdes - FazendaSacramento do Batismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA