Paróquia São Luís Gonzaga vive início do Advento

>
>
Paróquia São Luís Gonzaga vive início do Advento

A Igreja Matriz São Luís Gonzaga e as onze comunidades que formam a paróquia celebraram neste domingo, 1º de dezembro, durante a missa das 19h, o encerramento do 5º Cerco de Jericó. Foram sete dias e sete noites de oração, com missas às 6h e 19h. A celebração foi presidida pelo pároco, Pe. Diomar Romaniv, scj, e concelebrada pelo Pe. Carlos Marcos Nicolodelli, scj. Junto com o encerramento do Cerco, teve início as comemorações do Advento, período correspondente às quatro semanas que antecedem o Natal, que em 2019 ocorre de 1° a 24 de dezembro.

Os sentidos do Advento

Alguns sinais ajudam a viver bem este tempo e o primeiro deles é a Coroa do Advento. Na Matriz, a primeira vela da Coroa foi acesa neste domingo, símbolo significativo da caminhada até o dia do Natal, em que cada vela será acesa domingo a domingo. Primeiro de dezembro é, também, o primeiro dia do novo Ano Litúrgico, período de doze meses em que se celebram os mistérios de Cristo, bem como os Santos.

Durante a homilia, o pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, Pe. Diomar Romaniv, scj, lembrou do significado e importância do Advento para os cristãos. “É tempo de esperança, expectativa e preparação para a vinda do Filho de Deus. O Advento tem três sentidos: em um primeiro momento, fazemos memória à primeira vinda de Jesus, no início da Era Cristã, quando ‘o verbo se fez carne e habitou entre nós’ (Jo 1,14). Por isso que neste período, nós vamos preparando em nossas comunidades e casas o presépio. O segundo sentido é de que nós nos preparamos, em quatro semanas, de maneira mais intensa e mais atenta para celebrarmos o Natal deste ano. Em terceiro momento, lembramos que a vida cristã é um grande Advento, uma grande espera para o encontro final com Jesus e que pede de nós uma atenção durante toda nossa vida para que, no dia que o Senhor nos chamar para o encontro com Ele, nós não estejamos distraídos, nem despreparados”, explicou.

Outra referência do Advento utilizada pelo pároco é uma mulher quando está grávida. Por isso, as gestantes presentes na missa de domingo foram convidadas a acompanhá-lo no altar e receber uma bênção especial. “A gestante é a imagem mais significativa do que é o Advento. Como uma mãe que acolhe e espera seu filho, e a vida a vai transformando pouco a pouco, também assim deve acontecer conosco espiritualmente, com a semente de Jesus dentro de nós, que quer crescer, desenvolver, promover vida. Depende de nós cuidar bem dessa semente para que Ele seja acolhido nos nossos braços na noite de Natal”, comentou o pároco.

Como membro da equipe responsável pela organização do Cerco de Jericó, Márcio José Zimermann lembra que o grupo está unido nesta importante época para a Igreja desde a primeira edição. “Tudo que organizamos dentro da nossa expectativa aconteceu da melhor forma possível. Os horários de adoração, as celebrações, as pessoas compareceram, foi uma demonstração de devoção ao Santíssimo Sacramento, a Jesus”, avalia.

“Todos pelas mesmas intenções”

Ana Clara de Amaral e Laerte de Amaral são do bairro Santa Rita e, junto com demais membros da comunidade, participaram intensamente dos sete dias do Cerco. “Foi uma semana de experiências, de orações e, acredito que nesses sete dias nossa benção vai ser atendida. Viemos em três, quatro, cinco pessoas durante a semana e com muita fé e luta fizemos nosso Cerco”, declara o casal, que completa cinco anos participando do Cerco de Jericó.

Os paroquianos Silvania Piedade de Farias Xavier e Mauro Xavier garantem que foi uma semana de muitas bênçãos e graças, especialmente para ela. “Eu senti muito forte a presença de Deus. Simples e profundo, porque as coisas de Deus são simples. Um milagre já aconteceu para nós”. O casal é grato por ter conseguido participar de todos os dias do Cerco. “É uma oportunidade que a gente tem de reforçar a fé, oportunidade de participar da missa todo dia, que é a oração das orações, e ainda com a intenção de todos estarem na mesma sintonia, rezando todos juntos pelas mesmas intenções e hoje coroada com essa celebração muito linda”, diz Mauro, carregado de emoção. “A queda da muralha ajuda a gente a assumir e reconhecer que a graça realmente aconteceu. Foi uma benção o Cerco ter ocorrido nesta época, preparando para o Advento. Foi um presente de Deus, para entrarmos bem no novo Ano Litúrgico”, declara o casal.

Gorete Aparecida Taboni Veneri, da Comunidade São Francisco de Assis, pontua que o Cerco de Jericó foi um período para sentir de verdade a presença de Jesus em sua vida. “Não tem lugar melhor para estar. Os dias que consegui vir foram muito intensos para mim, maravilhoso.  A gente sente tanta coisa que não tem nem explicação, é a ação do espírito Santo mesmo”. A experiência vivida no Cerco conduziu Gorete ao Advento com a fé renovada. Conforme ela, foi uma vigília para receber Jesus, preparando para Ele uma “manjedoura em seu coração”.

Presépio

O Advento é um período conhecido, também, para se montar a árvore de natal e o presépio. O Papa Francisco, em Carta Apostólica assinada e afirmada neste domingo, fala sobre os símbolos e significados presentes no presépio. O documento, intitulado “Admirabile Signm” (Sinal Maravilhoso), retrata a importância e significado do presépio para os cristãos.

“O presépio é como um Evangelho vivo que transvaza das páginas da Sagrada Escritura”, diz a Carta. O pontífice ressalta a tradição da preparação do presépio nos dias que antecedem o Natal e também fala sobre os locais onde serão montados. “Quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o armarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças”, diz um pequeno trecho da Carta Apostólica.

Programe-se

Na quinta-feira, 5 de dezembro, a paróquia, colégio e faculdade São Luiz, promovem a primeira Cantata de Natal São Luiz. Às 19h será a missa e, na sequência, às 20h, ocorrerá a apresentação dos alunos na escadaria da matriz. Neste dia, a paróquia estará recebendo doações de brinquedos para o Natal Solidário da Ação Social.

Fotos e texto: Juliane Ferreira

AdventoBrusqueParóquia São Luís Gonzaga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA