Paróquia São Luís Gonzaga recebe Ícone que celebra os 175 anos do Apostolado da Oração

>
>
Paróquia São Luís Gonzaga recebe Ícone que celebra os 175 anos do Apostolado da Oração

Quadro holográfico do Sagrado Coração de Jesus permanece na Paróquia até sábado

A Paróquia São Luís Gonzaga recebeu no domingo, 28 de julho, durante a missa das 17h na Igreja Matriz, o Ícone que celebra os 175 anos de fundação do Apostolado da Oração.

O quadro holográfico do Sagrado Coração de Jesus permanecerá na paróquia até sábado, quando encerra sua peregrinação na Forania de Brusque e segue para o município de Camboriú.

“O ano jubilar, que celebra os 175 anos de fundação do Apostolado da Oração no mundo, iniciou no dia 3 de dezembro de 2018. No Brasil, conforme determinação do diretor nacional do movimento, o Ícone escolhido é um quadro do Sagrado Coração de Jesus, que foi distribuído entre as dioceses para percorrer as paróquias”, explica a coordenadora Paroquial do Apostolado da Oração, Maria da Gloria Almeida.

O Ícone do movimento, que agora também é chamado de Rede Mundial de Oração do Papa, chegou à Forania de Brusque em 16 de junho, durante a Jornada do Apostolado da Oração na Paróquia Santa Terezinha. Desde então, ele ter percorrido as sete paróquias da Forania, encerrando na Paróquia São Luís Gonzaga.

“É uma alegria receber o Ícone em nossa paróquia, que nos inspira a rezar mais. É uma oportunidade de fortificar nossa fé, de alimentar nossa espiritualidade. Hoje, cerca de mil pessoas fazem parte do Apostolado da Oração na paróquia e só pela presença delas durante a missa já temos certeza de que será uma semana de muita oração”, pontua Glória.

O Ícone do Sagrado Coração de Jesus já tem sua programação definida para esta semana. Durante o dia, o quadro deve percorrer a casa de pessoas doentes, idosas e os hospitais da cidade. Já às 18h de segunda, terça e quarta-feira, estará exposto na Igreja Matriz São Luís Gonzaga, para a reza do terço, seguida pela missa. Na noite de quinta-feira, o Ícone ficará exposto durante a missa na Comunidade Santa Paulina e, na sexta-feira, durante a missa na comunidade Nossa Senhora de Fátima. Por fim, no sábado, ele segue para a Comunidade Santa Rita, onde permanecerá aos cuidados da coordenadora forânica do Apostolado da Oração, Sueli Lauritzen, responsável pela entrega no quadro em seu próximo destino: a paróquia de Camboriú.

“Esperamos que este momento possa despertar nas pessoas a curiosidade e o desejo de participar do Apostolado da Oração, que torna a família, a comunidade e o mundo um lugar melhor. Para se integrar ao movimento basta gostar de rezar. Podem ser homens e mulheres de todas as idades e só é necessário manifestar essa vontade para alguma coordenação na paróquia ou nas comunidades. O passo seguinte é o estudo de um documento onde são repassadas informações e a dinâmica dos encontros, até o recebimento da fita”, esclarece Glória.

Saiba mais

O Apostolado da Oração teve origem numa casa de estudo da Companhia de Jesus, na França (Vals, perto de Le Puy), durante festa de S. Francisco Xavier, em 3 de dezembro de 1844.

Naquela ocasião, o Padre Espiritual do Colégio – P. Francisco Xavier Gautrelet – fez uma conferência aos estudantes, em que explicou como podiam eficazmente satisfazer o desejo de colaborar com os que trabalhavam nos vários campos de apostolado para a salvação dos homens. Podiam fazê-lo, sem interromper o seu trabalho principal, que era o estudo, oferecendo com fim apostólico as suas orações, os seus sacrifícios e trabalhos.

As ideias propostas pelo padre Gautrelet, que constituem o fundamento do Apostolado da Oração, foram recebidas com entusiasmo pelos estudantes e divulgadas primeiro nas terras vizinhas do colégio e depois em toda a França.

Para difundir estas ideias, o próprio padre Gautrelet propôs uma pequena organização com o nome precisamente de Apostolado da Oração, que teve a aprovação do Bispo de Le Puy e, em 1849, alcançou as primeiras indulgências do Papa Pio IX.

Por Guédria Motta
Ideia Comunicação

175 anos do Apostolado da OraçãoíconeParóquia São Luís Gonzaga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA