Paróquia São Luís Gonzaga realiza missa de encerramento do ano de São José

>
>
Paróquia São Luís Gonzaga realiza missa de encerramento do ano de São José

Como forma de celebrar o 150º aniversário da declaração de São José como padroeiro Universal da Igreja, o Papa Francisco dedicou o ano de 2021 ao santo, enaltecendo seu papel na história da Salvação. Assim, como forma de encerrar o ano dedicado a ele, a Paróquia São Luís Gonzaga realizou na noite de terça-feira, 7 de dezembro, a missa de encerramento do ano de São José. Presidida pelo pároco, padre Diomar Romaniv, a missa foi concelebrada pelos padres Paulo Vanderlei Riffel e Cristiano Tiago Araújo, e reuniu uma grande quantidade de devotos àquele que foi esposo de Maria e também pai de Jesus.

Durante a homilia, padre Diomar ressaltou o papel de São José e a inspiração que sua vida traz aos cristãos, como homem de princípios. “Em sua vida ele fez a diferença na presença que teve junto de Maria, de Jesus, na história do povo da sua época, que continua repercutindo entre nós sua santidade, suas virtudes e valores. Acreditamos que ele está no céu rezando por nós, mas também que sua vida pode nos ensinar algo hoje, sobre justiça, santidade, piedade, do cuidado que ele teve com a Família de Nazaré, não só como esposo e pai, mas como ser humano exemplar. Por isso a igreja e o Papa Francisco motivou que aproximássemos esse contato, até porque na Sagrada Escritura a presença de São José é muito discreta, poucas vezes sua presença é mencionada, apesar de ter sido alguém que fez a diferença. Então, inspirado pelo Papa Francisco, que é um grande devoto de São José, vivenciamos este ano com celebrações, com tantos momentos bonitos, que concluímos hoje, com esta missa junto com seus devotos”, ressaltou.

Imagens abençoadas

Ao longo da missa, também foi realizada uma bênção especial às imagens de São José, levadas por dezenas de pessoas e famílias da comunidade. Entre os fiéis, dona Alma Gianesini, da comunidade Santa Rita, se fez presente na celebração. Segurando uma imagem de São José, que tem mais de 50 anos, ela agradeceu e fortaleceu seus pedidos de bênçãos ao Santo do qual a vida toda dedicou sua devoção. “São José sempre esteve conosco e continuo pedindo a intercessão dele. Estou muito feliz de estar nesta missa, pois me senti como se estivesse no céu”, declarou dona Alma, com seu coração cheio de fé, aos 93 anos.

Antes do encerramento da celebração, a imagem de São José exposta no altar também foi levada ao presépio da igreja, simbolizando o tempo de Advento e a espera pelo nascimento de Jesus. “O presépio é um dos sinais que nos acompanha durante o Advento, que faz memória da primeira vinda de Jesus, onde José teve uma importância muito grande. Montamos toda a ambientação do presépio e hoje colocamos a imagem de São José, concluindo este ano. Da mesma forma, nesta quarta-feira, 8 de novembro, a Igreja celebra a Festa da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, e assim, levaremos a imagem de Maria junta a de São José, para ambos estarem na gruta e ali aguardarem o nascimento de Jesus”, completou o pároco.

Texto e fotos: Ideia Comunicação

Ano de São JoséParóquia São Luís Gonzaga - Brusque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA