Paróquia São Luís Gonzaga divulga programação do Jubileu dos 150 anos

>
>
Paróquia São Luís Gonzaga divulga programação do Jubileu dos 150 anos

A Paróquia São Luís Gonzaga divulgou na manhã desta segunda-feira, 11 de julho, a programação das ações que farão parte do início das comemorações do Jubileu de 150 anos de sua fundação, datada em 31 de julho de 1873, que será alcançada em julho de 2023.  

Na oportunidade, o pároco, padre Diomar Romaniv falou sobre a importância da data histórica, que também se confunde com a própria história da cidade de Brusque. “O jubileu é sempre um tempo de graça, de celebração, de memória a toda a história, e de agradecer o quanto tudo isso foi importante. A Paróquia São Luís Gonzaga contribuiu muito para a formação da cidade, da mesma forma que a Igreja Luterana, já que são duas comunidades históricas de Brusque. Assim, para marcar este jubileu, buscamos incluir momentos internos, de celebração e reflexão, mas também externos, de confraternização, envolvendo a cidade e a comunidade. E isso faz alusão também ao protagonismo da igreja, que sempre esteve presente na história e no desenvolvimento de Brusque, da formação das lideranças, no trabalho social, nos colégios, faculdades, e em diversos setores. E tudo isso queremos recordar e fazer memória às pessoas e famílias, que ao longo desses anos passaram o valor da fé e os valores humanos, de geração em geração”, comentou.

Na oportunidade foi apresentada a identidade visual dos 150 anos, que faz alusão desde a primeira igreja construída no centro da cidade, até a escadaria da atual Matriz, tendo como tema “Do coração de Brusque ao coração de Jesus”.

Programação

De acordo com o pároco, as comemorações prévias dos 150 anos da Paróquia ocorreram no mês de junho, na celebração de fundação dos 60 anos da igreja Matriz, considerada uma grande obra arquitetônica mundial; bem como as festividades da Semana de São Luís Gonzaga.

Oficialmente, a partir deste mês de julho, iniciam as demais ações, como a Peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP), com a participação de 442 fiéis, em nove ônibus, de 14 a 17 de julho.

Entre os dias 25 a 30 de julho acontecem as celebrações da Semana da Abertura do Jubileu na Matriz, onde todos os dias, às 19h, haverá missas com a participação de representantes de outras paróquias, como: Azambuja, Santa Terezinha, Santa Catarina, São Judas Tadeu, Guabiruba e Botuverá, ambas que já foram comunidades da Paróquia São Luís Gonzaga e conforme cresceram, desmembraram-se da matriz.

Já no dia 31 de julho será realizada a Missa Festiva com a Abertura Oficial dos 150 anos, às 9h, com a presença de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, brusquense, formado na cidade, e que atualmente é arcebispo emérito metropolitano de São Salvador da Bahia. “Para essa missa convidamos dois grupos de festeiros: um formado pelas pessoas que estiveram e estão atuando na comunidade, e um segundo grupo de crianças, de 0 a 12 anos, o ‘festeiros mirins’, que serão convidados a participar deste momento, para que no futuro, daqui a 25 ou 50 anos, nas comemorações dos 175 ou 200 anos da Paróquia, por exemplo, eles lembrem que terão feito parte desta história do sesquicentenário da paróquia”, detalhou o padre.

O aniversário de Brusque também contará com a participação de uma delegação da Paróquia no desfile da cidade, no dia 4 de agosto.

“A Prefeitura de Brusque não poderia deixar de ficar fora das comemorações dos 150 anos da paróquia, que tem uma igreja que é um dos cartões postais da nossa cidade, e que contribuiu para a formação educacional e de fé de diversas pessoas. A paróquia sempre fez parte do dia a dia da nossa população, tanto na parte espiritual, como no acolhimento e em diversas outras ações, por isso estamos à disposição no que pudermos apoiar e contribuir”, acrescentou o prefeito de Brusque, José Ari Vequi, também presente na coletiva.

Jogo especial

Já no mês de setembro, um evento especial está programado: o jogo de futebol Amigos da Paróquia (padres) x Amigos do Brusque FC. O amistoso acontece no dia 7 de setembro, no Clube Esportivo Paysandú, às 15h, e irá reunir atletas e ex-jogadores do Brusque FC, bem como padres, seminaristas e demais parceiros da Paróquia, para marcar a união social e a importância do esporte.

“Convidamos toda a população de Brusque e da região para prestigiarem esse evento tão especial para a Paróquia. Sem dúvida o Brusque FC irá dar a sua contribuição, trazendo alguns jogadores de fora, convidando treinadores de outros locais do país para marcarem presença nestas comemorações dos 150 anos da paróquia. Dizem que os padres e seminaristas são bons jogadores, então temos certeza que a disputa será acirrada”, comentou o vice-presidente do Brusque Futebol Clube, Carlos Beuting.

O ex-jogador do Brusque, Edemar Luiz Aléssio, o Palmito, também participou da coletiva e reforçou a importância do jogo e o envolvimento da comunidade na data festiva. “O esporte faz parte da vida da cidade, que criou os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), tem o clube de futebol mais antigo do Estado (Carlos Renaux), e diversos outros destaques esportivos. Poder fazer esse amistoso será uma grande confraternização, com ex-jogadores do Brusque FC e convidados. Além disso, serão realizados dois jogos com crianças, alunos do Paysandú e da Escolinha do Brusque, que estarão no evento também, completando essa grande festa”, detalhou Palmito.

Livro

Da mesma forma, o vereador de Brusque, André (Deco) Batisti destacou a importância histórica da Paróquia, que será contada em um livro. A obra deverá ser lançada em julho de 2023, nos 150 anos da Paróquia, com produção da Ideia Comunicação e viabilizada por recurso de emendas parlamentares ou pela Lei Rouanet. “É um trabalho minucioso, de muita pesquisa, que está sendo feito, com acesso a documentos preciosos, onde vimos registros escritos à mão datados a partir de 1873 e que nos fazem ter a certeza da história da nossa cidade que também foi escrita pela história da igreja”, comentou.

Além disso, diversas peças de divulgação, como camisetas e moletons, com o emblema dos 150 anos da Paróquia também estão sendo comercializados na secretaria paroquial. Da mesma forma, a revista mensal “A Palavra”, distribuída pela paróquia neste mês de julho, também traz nesta edição a explicação do selo e da campanha desenvolvida para o Jubileu.

Programação Jubileu 150 anos Paróquia São Luís Gonzaga

Julho
-14 a 17: Peregrinação ao Santuário Aparecida (Aparecida- SP)
-25 a 29: Venda de cachorro quente (Matriz)    
-29 e 30: Venda de cucas (Matriz)          
-25 a 30: Semana da Abertura do Jubileu na Matriz, às 19h
-31: Missa de abertura dos 150 anos (Matriz), às 9h
-31: Almoço festivo (Matriz) a partir das 11h

Agosto
-4: Desfile no aniversário de Brusque, às 9h
-7: Jubileu dos Seminaristas (Matriz), às 19h
-17 e 18: Jubileu das Famílias (Semana da Família) (Matriz)        
-19: Jubileu Apostolado da Oração – 125 anos (Matriz), às 19h
-28: Jubileu dos Catequistas (Matriz), às 17h

Setembro
-7: Jogo de futebol Amigos da Paróquia (Padres) x Amigos do Brusque FC, no Paysandú, às 15h
-10 a 12: Jubileu da Juventude (Matriz)
-30: Aniversário da Dedicação da Igreja (Matriz)             

Outubro
– 2: Jubileu dos Dehonianos (Matriz), às 19h
-12: Dia Devocional a Nossa Senhora     (Matriz), às 18h

*A continuidade da programação para os próximos meses será divulgada em breve. 

Paróquia São Luís Gonzaga - Brusque

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA