DSC_0082

Na histórica igreja de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, aconteceu a Missa de reativação da Paróquia Nossa Senhora das Necessidades, na noite do dia 14 de agosto. Dom Wilson Tadeu Jönck presidiu a Celebração, que contou com a presença de muitos fiéis e de padres das foranias da capital.

Criada, em 27 de abril de 1750, por Álvara Régio de Dom João V, rei de Portugal; em 1963 foi anexada à Paróquia Santíssima Trindade e, a partir de 1984, à Paróquia São Francisco Xavier. A igreja é uma das mais antigas da Arquidiocese e preserva características da cultura açoriana.

A Paróquia agora é formada pelas comunidades Santo Antônio de Lisboa (Nossa Senhora das Necessidades), Cacupé (Santa Cruz), Barra do Sambaqui (São Sebastião), Sambaqui (São Pedro) e Recanto dos Açores (Santa Luzia), desmembradas da Paróquia São Francisco Xavier.

Veja a galeria de fotos

“Santo Antônio sempre se comportou como paróquia, com as comunidades andando sempre unidas”, contou o paroquiano Sérgio Luiz Ferreira. Atualmente, já estão em atividades o Apostolado da Oração, a Pastoral do Dízimo, a Pastoral Catequética, a Pastoral do Idoso e a Irmandade do Divino Espírito Santo.

O novo pároco é o Padre Edinei da Rosa Cândido, que desde 2008 era vigário paroquial da Paróquia São Francisco Xavier, Monte Verde, e prestava atendimento na região de Santo Antônio de Lisboa. “Esta cerimônia, abrindo um novo tempo dessa longa história, acabou de empossar seu 23º pároco”, lembrou Pe. Edinei em seu poético discurso quase ao término da Celebração.

Na homilia das vésperas da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, Dom Wilson destacou que “Nossa Senhora é a certeza de que Cristo está presente no meio do povo”. E enfatizou: “Tal como a Virgem Maria, a comunidade paroquial é convocada a comunicar Jesus uns aos outros. Devemos anunciar o Cristo que toca os nossos corações e vivifica o nosso testemunho de piedade e vida cristã”.

DSC_0207Ao término da Celebração, teve uma confraternização no salão paroquial.

Serviço

Paróquia Nossa Senhora das Necessidades
Caminho dos Açores, 2450
Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis (SC)

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*