Neste domingo, 29 de novembro, a Paróquia Santo Antônio, de Campinas, em São José, celebrou o Dia dos Pobres. A data foi mundialmente lembrada no dia 15 de novembro, porém foi adiada na paróquia devido as eleições.

O trabalho foi realizado pela Ação Social paroquial, com o auxílio de algumas pastorais. Duas instituições que atuam diretamente no apoio ao morador de rua também ajudaram: o Projeto Caminho do Afeto, que na paróquia realiza uma vez por mês o “Banho do Afeto”, onde os moradores de rua recebem cuidados de higiene pessoal, e o Instituto Fontes, que semanalmente utiliza um espaço no salão paroquial para a realização de encontros de amparo e orientação aos que vivem nesta situação.

O evento proporcionou café da manhã, banho, corte de cabelo e um saboroso almoço (carreteiro).

Sobre o Dia Mundial dos Pobres

O Dia Mundial do Pobre foi instituído por Papa Francisco em 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. Em sua mensagem de lançamento, disse que o dia tem por objetivo estimular, em primeiro lugar, os carentes, para que estes reajam a cultura do descarte e do desperdício. Para que assim assumam a cultura do encontro. E, ao mesmo tempo, o convite é estendido a todos, independentemente da religião, para uma abertura a partilha com os pobres em diferentes formas de solidariedade, um verdadeiro sinal fraterno.

No Brasil, a CNBB confiou à Cáritas Brasileira a animação e a mobilização do Dia Mundial dos Pobres. A entidade, nesse período, já realizava a Semana da Solidariedade – para pensar e agir por um país justo, fraterno, igualitário, solidário e amoroso, por ocasião de seu aniversário de fundação, 12 de novembro de 1956. Com isso, a Igreja do Brasil assume a Jornada Mundial dos Pobres, que este ano aconteceu de 08 a 15 de novembro com o tema “Estende a tua mão ao pobre” (Sir 7, 32)

>>> Confira a Carta do Papa Francisco ao Dia do Pobre de 2020

Texto e fotos: Paróquia Santo Antônio

Seu endereço de email não será publicado. Os campos marcados com * são obrigatórios

*