Paróquia da Enseada de Brito comemora 270 anos

>
>
Paróquia da Enseada de Brito comemora 270 anos

Para comemorar os 270 anos de criação, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Enseada de Brito, na cidade de Palhoça, programou uma série de ações para o desenvolvimento da evangelização e da pastoral. Também fazem parte da programação, eventos culturais e jornada de evangelização nos próximos meses, além do lançamento de um selo que servirá para marcar nacionalmente a data.

A Enseada, um dos lugares mais antigos de Santa Catarina, tomou o nome de seu fundador, o paulista Domingos de Brito Peixoto, que vindo de Santos, ali se estabeleceu em 1652. Já em 13 de maio de 1750, foi elevada à categoria de Igreja Paroquial, por Alvará Régio do Direito do Padroado de Dom João V, Rei de Portugal. Depois da Paróquia Nossa Senhora do Desterro (Catedral Metropolitana), é a mais antiga paróquia da Arquidiocese de Florianópolis e a terceira mais antiga de SC.

A programação para comemorar os 270 anos inclui a Santa Missa Solene dos 270 anos, presidida pelo pároco Pe. Sérgio Luís Pedrotti, no dia 13 de maio de 2020, às 19h30, sendo transmitida pelas redes sociais da paróquia, tendo em vista a pandemia do COVID-19.

Lançamento do selo

No mesmo dia, será lançado o selo que visa marcar a data. A arte do selo foi criada por José Valmeci de Souza (Atta) e procura expressar os 270 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de maneira simples e atual. Tem como principal objetivo marcar, de forma visual, esta importante comemoração para a Igreja local. Um rosário em forma de coração, juntamente com o desenho da igreja, simboliza a Paróquia formada por um povo de fé, unido no amor de Maria, Mãe de Deus. Um povo cheio de esperança, na busca pelo Reino de Deus entre nós. O mar ao fundo, além de representar o aspecto geográfico desta paróquia litorânea e pesqueira, nos aponta o horizonte para onde todos nós direcionamos nosso caminhar, rumo ao Cristo Rei, simbolizado pelo sol nascente que anuncia a chegada de um novo dia.

Com este selo, a paróquia quer marcar um novo tempo de evangelização permanente e renovação espiritual, atualizando as ações pastorais e dinamizando a estrutura paroquial para torna-la mais ágil no atendimento aos fiéis, em sua grande maioria, advindos de outras cidades e da região da grande Florianópolis.

Celebrar o passado de olho no futuro

A partir de 2020, estão sendo formadas novas equipes de pastoral. Foi também remodelado o trabalho da Ação Social Paroquial, com ampliação dos serviços e atendimentos. Os Grupos Bíblicos em Família foram ampliados para dar maior participação ao estudo das Sagradas Escrituras.

Dentre as novas pastorais que estão sendo implantadas em 2020, destacam-se a Pastoral Familiar, a Pastoral Vocacional, e a Pastoral do Batismo. Também estão sendo realizadas formações sobre a Pastoral do Dízimo, com novos métodos, considerando o ambiente urbano, característica da comunidade paroquial. Também a Pastoral de Coroinhas está sendo desenvolvida, juntamente com os diversos outros grupos, movimentos e serviços de todas as comunidades, dando destaque também a formação dos Conselhos de Pastoral.

SERVIÇO
O QUE: Comemoração dos 270 anos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e lançamento de selo em comemoração à data
QUANDO: 13 de maio de 2020 e durante todo o ano
ONDE: Enseada de Brito, em Palhoça
CONTATO: (48) 3242-8044

Enseada de BritoPalhoçaParóquia Nossa Senhora do RosárioPe. Sérgio Luís Pedrotti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA