Pandemia não desanima integrantes do Apostolado da Oração na Arquidiocese de Florianópolis

>
>
Pandemia não desanima integrantes do Apostolado da Oração na Arquidiocese de Florianópolis

Desde o início da pandemia, que começou em março de 2020, movimentos e pastorais da Igreja tiveram de se adaptar para continuar suas atividades. Essa adaptação aconteceu devido às restrições impostas para a prevenção da Covid-19. Com os grupos do Apostolado da Oração na Arquidiocese não foi diferente. Tendo em sua maioria participantes que são do grupo de risco, os encontros dos grupos tiveram de migrar para os meios digitais.

Segundo o coordenador arquidiocesano do Apostolado da Oração, Nelson Regis, o primeiro encontro digital aconteceu em 15 de abril de 2020, através de uma chamada de vídeo no aplicativo WhatsApp. Participaram deste primeiro encontro os membros da coordenação arquidiocesana e o diretor espiritual, Pe. Otmar Jacob Schwengber.
Nos meses seguintes também foram realizadas reuniões online com as coordenações de foranias e algumas paróquias da Arquidiocese.

Uma das maneiras encontradas pela coordenação arquidiocesana do Apostolado da Oração para estar mais próxima dos seus membros, mantendo o isolamento social, foi a disponibilização de vídeos com reflexões sobre as intenções do Papa para cada mês. Os vídeos são gravados pelo Pe. Otmar e disponibilizados nas redes sociais do movimento.

Outra dificuldade encontrada pelos integrantes do movimento é a vivência das atividades que são parte essencial do carisma do Apostolado da Oração, a participação das missas votivas ao Sagrado Coração de Jesus e a adoração ao Santíssimo, que acontece sempre na primeira sexta-feira de cada mês. Nelson explica que para não deixar de viver esses momentos os integrantes são incentivados a buscar assistir às celebrações através da TV ou redes sociais.

Ao longo do ano de 2021, o Apostolado da Oração da Arquidiocese está realizando formações, com o intuito de formar os integrantes do movimento. Mensalmente são realizadas lives na página do movimento no Facebook, sempre na terceira quarta-feira de cada mês, às 20h. Os encontros têm como base os 9 passos do caminho do coração. Além das formações, a coordenação arquidiocesana elabora mensalmente um informativo digital. Nele são tratadas as intenções do Papa Francisco, assuntos da revista Mensageiro do Coração de Jesus e assuntos da sede nacional.

Durante o mês de junho, mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, todos os grupos do Apostolado da Oração da Arquidiocese se unirão ao grande mutirão de oração organizado pela sede nacional do Apostolado da Oração. Neste mês também será lançado o livro “30 dias com o Coração de Jesus”, que traz uma oração e reflexão para todos os dias do mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

Matéria publicada na edição de junho do Jornal da Arquidiocese, pág. 14.

Apostolado da OraçãoJornal da ArquidioceseSagrado Coração de Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA