Padroeira da Arquidiocese, Santa Catarina de Alexandria é celebrada na Catedral e nas paróquias

>
>
Padroeira da Arquidiocese, Santa Catarina de Alexandria é celebrada na Catedral e nas paróquias

No dia 25 de novembro, a Arquidiocese de Florianópolis celebra sua padroeira, Santa Catarina de Alexandria. A comemoração não será somente na Catedral Metropolitana. Outras paróquias também celebrarão com missas, novenas, encontros e quermesses.

A festa na Catedral acontece de 16 a 25 de novembro. Nos dias que antecedem o dia da padroeira, a missa das 12h15 serão presididas pelos padres ordenados nmos últimos dois anos. A novena ocorre na missa das 18h15, com a participação das paróquias mais antigas da Arquidiocese, criadas ente os anos de 1750 e 1762. No dia 25 de novembro, dia da padroeira do Estado, a programação é diferente. As missas serão durante todo o dia: às 8h, às 12h15 e às 15h. Às 16h30, haverá a procissão com o Arcebispo Metropolitano pelas ruas do centro da capital. As festividades encerram com a última missa do dia, às 18h15, com a presença de estudantes. Clique aqui e leia mais.

Ainda em Florianópolis, a Igreja Santa Catarina de Alexandria, do Colégio Catarinense, também prepara uma programação especial, com o tema “Com Catarina, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária!”. As fetividades iniciam no dia 23, quarta-feira, às 19h, com a missa com as crianças, inspirados pelo tema: “Com Catarina, Construir uma Igreja-participação!”. Na quinta-feira, com o tema “Com Catarina, Construir uma Igreja-comunhão!”, haverá adoração ao Santíssimo às 17h45, seguida de missa, às 18h30, com bênção dos pãezinhos. Na sexta-feira, dia 25, haverá missa às 18h30, com oferta de flores a Santa Catarina, sob o tema “Com Catarina, Construir uma Igreja-missão!”. No sábado, também haverá programação, com missa às 14h.

No Campeche, também haverá comemorações em celebração ao centenário da primeira imagem de Santa Catarina a chegar no Estado. A imagem foi dada à comunidade da Capela São Sebastião por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, então bispo da diocese de Florianópolis, após a grande reforma e ampliação da Catedral em 1922, quando uma nova imagem, talhada em madeira, chegou da Áustria – e que até hoje permanece na Catedral. Segundo o pesquisador e antropólogo Franklin Cascaes, essa é a imagem que dá origem ao nome da Ilha de Santa Catarina. A comemorações começam com uma novena cantada no dia 24 de novembro, às 20; uma missa solene no dia 25, em honra a Santa Catarina de Alexandria, também às 20h; e, finalizando as homenagens à padroeira do Estado, missa festiva no sábado dia 26, às 18h. Clique aqui e leia mais sobre a história da imagem.

Em Brusque, na Paróquia Santa Catariana de Alexandria, em Dom Joaquim, a comemoração da padroeira será de homenagens, muita fé e devoção em um tríduo de 17 a 19 de novembro. A cada dia os participantes serão levados a refletir sobre as virtudes da padroeira e como aplicá-las no dia a dia. Nos dias 17 e 18, a missa será às 19h. No dia 19, será às 18h, sempre na Igreja Matriz. No dia 25 de novembro, dia da padroeira, às 19h, haverá missa na Matriz. Todas as comunidades da Paróquia Santa Catarina são convidadas a participar, com alguém vestido com o traje de seu santo padroeiro, para a procissão de entrada.

Leia também: Curiosidades de Santa Catarina de Alexandria – Por Dom Wilson

Santa Catarina de Alexandria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA